Metaverso: O futuro da internet e da humanidade.

Fonte: Canva

Este é um dos temas que foram mais discutidos e publicados nos últimos meses de 2021, desde que o Facebook anunciou a mudança do nome da empresa para Meta e que se tornará Metaverso em 5 anos com investimento aproximado em 50 milhões de dólares.

Cada dia surgem novas tecnologias e novos conceitos e o Metaverso é a nova realidade da internet. Uma realidade virtual que vai mudar a forma como vivemos e navegamos.

Alguns especialistas dizem que vai levar de 10 a 15 anos para emplacar. Na minha visão entendo que de 5 a 8 anos estaremos vivendo e compreendo mais este novo mundo.

E você concorda comigo?

Antes devo explicar o que é o Metaverso e como ele vai impactar a sua vida. Lembrando que este termo estranho está mais perto de você do que imagina.

Tudo começou nos jogos, o primeiro deles é o Second Live no começo do século 21 mas não emplacou e mesmo assim centenas de empresas gastaram milhões para fazerem parte dele.

Para Luli Radfahrer, professor da USP afirma que o jogo e o Metaverso não vingaram na época por problemas técnicos devido as conexões de internet ainda muito falhas naquele momento.

“Metaverso ainda se concentra nos videogames, mas deve se expandir e chegar a outras áreas do dia a dia Freepik/Tirachardz”

O Metaverso é realidade já existe em muitos jogos de realidade virtual e agora está se tomando forma. Neste novo mundo você poderá criar avatares, interagir com amigos, fazer compras, reuniões com avatares, ir trabalhar e por que não ir para a escola!

Repito é a realidade da internet para os próximos anos, não existe saída é só uma questão de tempo.

Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “Internet”. Fonte: Wikipédia

Você encontra várias visões diferentes sobre o que é, mas uma visão é unanimidade entre os diferentes conceitos e coloca a interação social como núcleo.

Um exemplo prático é o que o facebook tem feito com o “Workplace” reuniões virtuais utilizando-se de avatares.

O ‘Workplace’ do Facebook vislumbra reuniões em RV em que os usuários também possam usar seus computadores no mundo real ao mesmo tempo

Haverá limites para a criatividade neste novo mundo?

Sweeney da Epic Games, disse: “imaginar um mundo em que uma fabricante de automóveis que queira fazer propaganda de um novo modelo possa disponibilizá-lo na plataforma para que as pessoas consigam dirigi-lo. Fonte: Washington Post.

As criptomoedas são parte do Metaverso como a Gala que alimenta um ecossistema de jogos play-to-earn que você pode ganhar dinheiro jogando.

Além das grandes corporações de tecnologia como Meta (ex-facebook), Tinder, Microsoft, NVIDIA, entre outras do ramo não são as únicas, empresas como Nike, Budwaiser, Disney, Adidas e até a Sabrina Sato que já encomendou o seu avatar que se chamará Satiko.

E você consegue imaginar como será o seu avatar neste novo mundo?


A internet não para de mudar e empresas e pessoas precisam estar preparadas para todas elas. A tecnologia mudou o mundo nos últimos 30 anos e não podemos ficar para trás. Se manter atualizado será essencial para o sucesso de empresas e profissionais.

Sempre afirmo e reafirmo que a presença digital é obrigação das empresas e também de nós profissionais independente da área de atuação.

Os consumidores estão cada vez mais conectados a 2 e 3 telas ao mesmo tempo e logo estarão utilizando óculos virtuais ou outro meio para estar presente num novo mundo e aí te questiono. Seus produtos ou serviços estarão lá ou não?

No Brasil a maioria das empresas ainda está na fase do match do Tinder quando falamos de transformação digital, mal conseguem prestar um bom atendimento em seus canais digitais tradicionais. Sim o canal digital de atendimento ao seu cliente não é mais uma novidade e deve ser tratada como tradicional e essencial.

Essa nova realidade irá fatalmente aumentar o abismo que existe entre as grandes corporações e empresas brasileiras. Se ainda não iniciou a sua transformação digital chegou a hora.

Maior exemplo que deve ser usado como benchmarking é a Lu, do Magalu (Magazine Luiza) maior engajamento do planeta segundo Rodrigo Tavares da Biobotics responsável pela criação do avatar da Sabrina Sato.

Então antes de você pensar no seu Avatar e no seu modelo digital para este novo mundo precisa primeiro iniciar a sua transformação digital da sua empresa e para as pessoas repensar a presença digital da sua marca pessoal.


Eu sou Gabriel Valter Pianaro de Souza, consultor e mentor de Marketing e Personal Branding

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