10 mitos e verdades sobre pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos trazem riscos para a saúde dos pets. Foto: Pixabay.

Ver seu cachorro ou gato se coçar sem parar é algo capaz de fazer qualquer tutor quase entrar em desespero. E mais do que um incômodo, a infestação por pulgas e carrapatos é um risco para a saúde do pet, já que os parasitas podem transmitir doenças como dermatites, verminoses, anemias e ainda provocar sintomas de estresse.

+ Mania Animal:Ranking revela os nomes de cachorro preferidos pelos brasileiros

Quer saber mais sobre as pulgas e carrapatos? Confira 10 mitos e verdades sobre os parasitas, elaboradas pela equipe de veterinários da Elanco Saúde Animal.

1. As pulgas são facilmente visíveis?

Mito: As pulgas adultas ficam visíveis andando sobre a pele do animal, embaixo dos pelos. Porém, apesar de visíveis a olho nu, elas são tão pequenas que oito pulgas enfileiradas somam apenas 2,5 cm. Quando em pequena quantidade, elas podem ficar escondidas e, muitas vezes, o tutor só se encontra pequenos pontinhos pretos, que são as fezes das pulgas (sangue digerido) no animal.

2. As pulgas são espertas e preguiçosas?

Verdade: Elas se acomodam em frente a uma fonte de luz e esperam que cães passem. Quando percebem uma sombra bloqueando a luz, elas saltam em um novo hospedeiro.

+ Mania Animal: 10 dicas para tirar fotos incríveis do seu cachorro ou gato

3. As pulgas mais comuns no cachorros são as pulgas do cão?

Mito: A pulga mais comum no cão é a pulga do gato (Ctenocephalides felis). Eles também são infestados pela pulga do cão (Ctenocephalides canis), porém raramente.

4. As pulgas agem rapidamente?

Verdade: As fêmeas começam a depositar ovos cerca de 24 a 36 horas após começarem a se alimentar de sangue e podem depositar cerca de dois mil ovos durante sua vida. Poucas pulgas podem não ser vistas imediatamente, porém, elas se multiplicam rapidamente conforme os milhares de ovos se desenvolvem no ambiente.

Gatos também sofrem com o ataque dos parasitas. Foto: Pixabay.

5. As pulgas usam o pet para disseminar infestações?

Verdade: Elas acasalam e produzem ovos enquanto estão no animal. Após a deposição de ovos, eles caem no ambiente. Em seis dias, os ovos eclodem em larvas semelhantes a vermes e se alimentam de sangue parcialmente digerido (fezes) de pulgas adultas. Esses detritos caem do cão e gato no sofá, cama, carpete, carro, isto é, onde quer que o pet vá.

6. Os carrapatos promovem infestações em residências?

Verdade: O carrapato marrom de cães (Rhipicephalus sanguineus) é a espécie mais comum no Brasil. Também é a única espécie adaptada a viver e a se reproduzir em ambientes internos e residenciais.

7. Carrapatos são perigosos?

Verdade: Os carrapatos marrons transmitem muitas doenças como a babesiose e a erliquiose, que podem ser fatais. No Brasil, ainda temos o carrapato comum em cavalos (Amblyomma cajennense), que também transmite uma doença grave aos pets e aos humanos, a febre maculosa.

+ Mania Animal: Cachorro gordinho? Conheça os perigos da obesidade animal

8. Carrapatos são fortes?

Verdade: Os carrapatos inserem suas peças bucais na pele do animal, se fixando nele pela secreção de uma substância semelhante à cola. Por isso, não se deve torcer, agitar ou amassar um carrapato ao tentar retirá-lo do pet. A melhor opção é sempre administrar um medicamento contra carrapatos.

9. O pet pega carrapatos de animais silvestres?

Mito: O carrapato mais comum de cães no Brasil é o carrapato marrom, que é urbano. Ele vive em locais de alvenaria à espera de um cão, ou, vem de outro animal infestado que esteja no mesmo ambiente.

+ Mania Animal: Cachorro ronca? Saiba o que pode causar tanto barulho!

10. Só devemos nos preocupar com carrapatos quando eles estão visíveis no pet?

Mito: Muitas vezes é difícil visualizar os carrapatos, o que torna a prevenção muito importante! Evitar o parasita, impede o sofrimento do animal e a infestação em sua casa.

Escreva pra gente! Quer contar uma história, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Mande um e-mail para animal@tribunadoparana.com.br!