Sofrimento, abandono e exploração de cachorros em Curitiba

Filhotes de Golden Retriever estão entre os cães apreendidos. Foto: Pixabay.

Dezenas de cães foram apreendidos em Curitiba somente durante o mês de agosto, resgatados de canis clandestinos e petshops, que segundo as investigações da polícia, exploravam e submetiam os animais a maus-tratos, e ainda falsificavam documentos e microchips. Entre eles, havia cães das raças Spitz Alemão, Shih-tzu, Lhasa Apso, Pugs e Golden Retrievers. Situação que comoveu muita gente e felizmente, fez crescer as filas de adoções na cidade.

+ Mania Animal:Gripe em cachorros e gatos: mitos e verdades sobre a doença!

No entanto, mesmo com estas ações positivas que unem o poder público e a sociedade, a situação ainda é ruim para muitos cães no Brasil, graças ao abandono e a irresponsabilidade de muitos tutores (donos) de animais.

Em uma das operações, 16 cães foram apreendidos em um canil clandestino no bairro São Braz.
Foto: Lucilia Guimarães/Divulgação/SMCS

De acordo com dados recentes do Instituto Pet Brasil, divulgados pelo portal G1, mais de 170 mil animais estão sob os cuidados de 370 ONGs e grupos de proteção brasileiros. Estes animais acabam sendo acolhidos depois de serem abandonados por suas famílias e ficarem sujeitos à doenças, agressões, atropelamentos e tantos outros perigos encontrados nas ruas.

+ Você sabia que está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana? Tudo sobre futebolentretenimentohoróscopo, nossos blogs exclusivos e os Caçadores de NotíciasVem com a gente!

Estes números chamam atenção, mas chocam ainda mais quando vemos de perto a enorme quantidade de cachorros soltos à míngua, em muitas ruas de bairros de Curitiba e de cidades da região metropolitana, por exemplo.

+ Mania Animal: 10 dicas para tirar fotos incríveis do seu cachorro ou gato

Segundo as investigações, sócios e funcionários de uma rede de pet shops são suspeitos de maus-tratos a animais, estelionato e falsificação de documentos privados. Foto: Divulgação/ Polícia Civil.

Como mudar?

A solução para mudar este cenário deve passar por iniciativas que incentivem a guarda responsável, e por uma mudança de consciência e de comportamento das pessoas. Se cada um entender que deve cuidar de seu cachorro, muito pode melhorar, para todos!

+ Mania Animal: Oito dicas para proteger seu cachorro do frio do inverno!

Também precisamos de mais ações educativas, castrações e políticas públicas para impedir o crescimento da população de bichos abandonados. Mas acredito que estamos avançando! Há alguns anos era difícil ver este assunto ganhando destaque, sendo discutido na mídia, redes sociais e nas rodas de conversa entre vizinhos. Mas ainda tem muito a ser feito!

+ Mania Animal:Ranking revela os nomes de cachorro preferidos pelos brasileiros

Então, se você tem um cachorrinho em casa, cuide bem dele e evite que ele tenha acesso à rua. Cuidando de um, do seu animal de estimação, você ajuda a promover esta mudança, fazendo a diferença! Ah, e se sua casa e coração tiverem espaço, adote um animalzinho!

Cães resgatados que serão colocados para a adoção. Clique e saiba como entrar na fila!
Foto: Divulgação/Casa do Produtor.

Escreva pra gente! Quer contar uma história, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Mande um e-mail para animal@tribunadoparana.com.br!

Adoção responsável

Meninão tem lindos olhos cor de mel, cerca de um ano e porte médio. Amoroso e comportado, ele se dá bem com crianças, gatos e outros cães. Já vacinado e castrado, Meninão está sonha em ter uma família. Pra adotá-lo fale com a Tammy (41) 98405-4088.