Idade “real” dos cães

Sabemos que os cachorros têm um desenvolvimento físico rápido e que infelizmente, também envelhecem antes e têm uma vida mais curta do que a nossa. E para entender em que estágio de vida os animais se encontram e descobrir qual seria a idade “real” dos cães, muita gente faz as contas.

Popularmente, este cálculo é feito assim: multiplica-se a idade do cão por sete, assim um cão de cinco anos teria aproximadamente 35 anos “humanos”. Mas estudos mais recentes, divulgados pela BBC UK, revelam que não é possível generalizar e que mais fatores precisam ser levados em consideração nesta comparação, entre eles, a raça e o porte físico de cada animal. 

Esta diferenciação ocorre porque cães de raças e tamanhos diferentes amadurecem e envelhecem em velocidades distintas. Cães pequenos costumam amadurecer mais rápido, mas a expectativa de vida deles é maior. Já os cães de raças e porte grande demoram mais tempo para serem considerados adultos, no entanto, eles vivem menos do que os cachorros menores. E você sabe qual é a idade do seu cachorro? Confira a fórmula e faça seus cálculos!

Nos dois primeiros anos de vida do cachorro, multiplique cada ano por: 12,5 para porte pequeno, 10,5 para porte médio e 9 para cães de porte grande. Depois do terceiro ano, os fatores variam de acordo cada raça. Raças pequenas: dachshund 4,32; lhasa apso 4,49; beagle 5,20 e bulldog francês: 7,65. Raças médias: labrador 5,74; golden retriever 5,74 e buldogue: 13,42. Raças grandes: pastor alemão 7,84 e boxer 8,90. ‘Você deve multiplicar fator  por ano de acordo com a raça, e somar com a idade obtida com o índice dos dois primeiros anos.

Paraná Online no Facebook