Câncer em cães e gatos

Feridas que não cicatrizam, pequenos nódulos na pele, falta de apetite, apatia e insônia podem ser sinais de câncer, doença que também afeta os animais. A médica veterinária especialista em oncologia da UFPR Aline Franciosi explica que a doença é cada vez mais frequente em gatos e cachorros de meia idade e idosos, e é a maior causa de morte em cães idosos.

Nos animais, os tipos mais comuns são os tumores de pele, nos de pele branca ou com áreas sem pelos, como nariz, ponta de orelhas e abdômen. “Este tipo de câncer pode ser prevenido evitando exposição ao sol nos horários mais quentes e com a utilização de protetores solares”, esclarece Aline.

Em fêmeas não castradas, os tumores mais frequentes são os de mama, que podem ser detectados com apalpação da região das mamas e prevenidos com a castração precoce, antes do primeiro cio.

Já os cânceres no tórax e abdômen podem ser silenciosos e só causarem sinais em estágios avançados.

“Infelizmente, na maioria dos casos são detectados tardiamente, mas podem ser diagnosticados com uma boa avaliação clínica e exames complementares”, alerta Aline.

De acordo com a veterinária, o tratamento mais comum para o câncer é a cirurgia, mas a quimioterapia também é usada, como escolha única ou associada à cirurgia.

Agenda de eventos e campanhas de adoção

Sábado 22:

• Campanha de adoção de cães do Tomba Latas, no Valentyna Pet Store, Rua Prof. Ulisses Vieira, 448 Vila Izabel, das 10h às 16h.

• Evento de adoção de cães do Grupo Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser Hugo Lange, das 10h às 16h.

• Bazar em prol dos animais do Beco da Esperança. Todos os sábados, das 10h às 16h na Rua na Engenheiros Rebouças, 2846 Rebouças.

Domingo 23:

• Domingo Adote Bicho, das 13h às 18h, na Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico.

• Barraca da Associação Vida Animal (Avan), com produtos da ONG e para os pets. Domingos das 9h às 14h, na Feira do Largo da Ordem.