Animais abandonados: O que fazer?

A presença de animais abandonados nas ruas é cada vez mais frequente. Mas felizmente, muita gente tem tentado ajudar. São ONGs, grupos, protetores e voluntários que dedicam seu tempo e dinheiro para amenizar o sofrimento dos bichos. Mas você, já parou para pensar o que pode fazer ao encontrar um animal abandonado ou ferido?

Em Curitiba, segundo o coordenador da Rede de Proteção Animal, Paulo Colnaghi, a orientação é que, se possível, você se reúna com outras pessoas da comunidade para tratar o animal e providenciar sua castração. “Nós não recolhemos, não exterminamos os animais e nem possuímos um abrigo municipal. Pensando no controle da população de animais abandonados, mantemos ações educativas, fiscalização, propostas de novas leis e por meio da Rede de Proteção, um programa de castrações. Em breve devemos iniciar o projeto de castrações nas comunidades carentes, que serão feitas com o ‘Castramóvel’”, diz Colnaghi.

Lidando diariamente com o problema, a voluntária do grupo Salva Bicho, Fabiane Rosa, diz que apesar de atenderem muitos animais, os grupos e as ONGs não fazem milagres. “Vivemos num país com grandes problemas sociais e os animais não foge à esta regra. Existem tutores irresponsáveis e faltam políticas públicas que contenham a população e garantam os direitos dos animais. Os grupos e protetores independentes, que trabalham de forma voluntária, não aguentam mais ver tanto sofrimento, mas eles não possuem nenhum custeio público. Muitas ONGs estão superlotadas e cheias de dívidas, elas não têm capacidade de resolver todos os problemas”.

Vida

Apesar das dificuldades, Fabiane ressalta que a vida do animal é o que importa. “Quando encontrar um animal perdido, abandonado e em situação de risco, a pessoa deve ter atitude. Não adianta imaginar que ele pode ir para um abrigo, muitas vezes, tal ideia é a sentença de morte para o animal. O ideal é fazer a sua parte, mobilizar a sociedade e cobrar do poder público medidas que punam o abandono e estimulem a guarda responsável”, conclui.

Agenda

Sábado 12

* Evento de adoção de cães do Grupo Salva Bicho, das 11h às 16h30, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser- Hugo Lange.

* Campanha de Adoção de Cães e Gatos do Animalia Curitiba, das 10h às 17h, no Espaço Pet Curitiba, Rua Nilo Peçanha, 760 – Bom Retiro.

* Bazar em prol dos animais do Beco da Esperança. Todos os sábados, das 10h às 16h na Rua na Engenheiros Rebouças, 2846 Rebouças.

* Bazar Beneficente do Grupo Meu Anjo Focinhos. Todos os sábados, das 9h às 18h e aos domingos das 13h às 18h, na Avenida Lírio Jacomel, 400 Planta Deodoro, em Piraquara.

Domingo 13

* Bingo da Associação Vida Animal (Avan), a partir das 15h, no Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército, Rua Comendador Fontana, 57 Centro Cívico.

* Domingo Adote Bicho, das 13h às 18h, na Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico.

Paraná Online no Facebook