Política fácil

Participe: pra onde vai o dinheiro dos nossos impostos – Parte Final

Cidadão pode ajudar a decidir sobre o destino do dinheiro do orçamento municipal. Foto: Freepik

Chegou a hora de você participar diretamente e sugerir qual área a Prefeitura deve priorizar ao investir o dinheiro dos nossos impostos municipais. Você já viu aqui que as prefeituras precisam definir qual deve ser a prioridade de todo o dinheiro arrecadado. Então, no primeiro semestre, é elaborado o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define quais áreas receberão mais ou menos recursos. Isso ocorre sempre no primeiro semestre. E estamos justamente nessa fase.

Nos últimos 45 dias, a Prefeitura manteve consulta pública para que você pudesse indicar a sua opinião. Esse prazo terminou ontem. E você não participou? Você tem mais uma chance! Nesta sexta, a Prefeitura envia a Câmara Municipal de Curitiba a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

E a partir deste sábado (15), a Câmara já disponibiliza um formulário para que você participe. Basta entrar no site da instituição e clicar em Orçamento 2022. E a partir da semana que vem, você poderá fazer isso também pelo Instagram, pelo Facebook e pelo Twitter da CMC.

Para participar, é fácil. No site, você pode ler toda a proposta e terá um formulário com várias perguntas. Você preenche até o fim e confirma. Todas as respostas são compiladas e apresentadas numa audiência pública. A sua sugestão pode servir para emendas dos vereadores ao orçamento e, assim, sua sugestão poderá ser contemplada.

Então, vamos pensar desde já quais áreas queremos mais investimentos: Saúde, Educação, Segurança, Obras Públicas, Trânsito, Meio Ambiente, Assistência Social etc. Esse grande quebra-cabeça tem a participação de milhares de mãos, que juntas constroem o orçamento da cidade. Você não vai ficar de fora, né?

Não perca:

>> Para onde vai o dinheiro dos nossos impostos – Parte 1

>> Pra onde vai o dinheiro dos nossos impostos – Parte 2

Saiba mais sobre o trabalho dos vereadores no site da Câmara de Curitiba