Reprise da novela Celebridade é um fracasso

Lentes de contato usadas por Deborah Evelyn era uma das coisas mais bizarras da novela. Foto: Divulgação/TV Globo

A novela Celebridade (2003), de Gilberto Braga, Leonor Bassères e Ricardo Linhares, possui, até o momento, menos audiência do que a re-reprise de Anjo Mau, exibida em 2016, no Vale a Pena Ver de Novo. Por muito pouco, Celebridade supera Caminho das Índias (2008), também reprisada nas tardes globais. Cabe a nós procurarmos explicações para o fato.

Bom, para começar, a trama trata de pessoas anônimas que buscam a fama qualquer custo, num tempo em que não havia Instagram, Facebook e Youtube. Os caminhos possíveis era cair nas graças de revista de fofocas, virar BBB ou ainda conseguir espaço na grande mídia, a TV. Mas, acreditamos que não é só isso.

Se o telespectador reparar na moda da época tem grandes chances de cair na risada ou desligar a televisão. É difícil olhar para Fernando Amorim (Marcos Palmeira) usando uma tiara preta com cabelos encaracolados. Mesmo nas cenas mais quentes com Maria Clara Diniz (Malu Mader), o cineasta está na cama ao lado da amada sem roupas, mas com a implacável tiara estacionada na cabeça.

Outro motivo para a aversão do público pode ser as lentes de contato azuis de Beatriz (Deborah Evelyn). Além de não combinar nada com a atriz, os olhos claros seriam para justificar que ela é mãe de Ignácio (Bruno Gagliasso), com Renato Mendes (Fábio Assunção) – ambos têm olhos claros, enquanto que Fernando, o dono tiara, que acreditava ser o pai do garoto, tem os olhos castanhos. Sabemos que geneticamente é perfeitamente possível Ignácio ter pais de olhos castanhos, mas, para dar um tom dramático, sobrou para Deborah  perder horas a fio no camarim para colocar as lentes. Enfim… Você lembra de outros acessórios estranhos daquela época?