Quem são os caminhoneiros da ficção?

Certamente, Pedro e Bino são os caminhoneiros mais lembrados da ficção. Foto: Divulgação/TV Globo

A greve dos caminhoneiros mobilizou todas as atenções de nós brasileiros nos últimos dias. Na ficção, vários atores já “se arriscaram na banguela”, como diz a música de Roberto Carlos, na condução de um caminhão.

Até Rodrigo Hilbert, em Senhora do Destino (2004), já assumiu a direção. Piadas da internet já dão conta que nesse momento o bonitão já está fabricando a sua própria gasolina e não vai precisar correr para as filas dos postos atrás de um pouco de combustível.

Outro caminhoneiro famoso foi Almir Sater, que se apresentou com Renato Teixeira, no último domingo, no quadro Ding-Dong do Domingão do Faustão. Sater interpretou Zé Trovão, de A história de Ana Raio e Zé Trovão, sucesso da extinta TV Manchete, nos anos de 1990.

Claudia Ohana foi uma das caminhoneiras mulheres da dramaturgia, na novela A Favorita. Foto: Divulgação/TV Globo
Claudia Ohana foi uma das caminhoneiras mulheres da dramaturgia, na novela A Favorita. Foto: Divulgação/TV Globo

Aliás, Renato Teixeira é autor do tema musical de Bino (Stenio Garcia) e Pedro (Antônio Fagundes), da série global Carga Pesada. Assim como a dupla, difícil esquecer de Zé Bolacha interpretado por Lima Duarte em A Próxima Vítima (1995).

E temos caminhoneiras também no elenco. Cláudia Ohana deu vida à Cida, em A Favorita (2008). Representante feminina da classe dos caminhoneiros, a personagem enfrentava o preconceito da família por ganhar a vida na estrada.

Esses são apenas alguns nomes de personagens dessa longa estrada. Sem contar que o próprio Roberto Carlos já assumiu o comando de um caminhão pelo menos duas vezes para gravar vídeos de divulgação da música Caminhoneiro. Confira um deles neste link.

https://www.tribunapr.com.br/mais-pop/ele-nao-e-perfeito-hilbert-diz-que-tem-defeitos-e-que-fernanda-lima-reclama-muito-dele/