O Peso Ideal

Como emagrecer mais de 10kg

Foto: Freepik

Muita gente que deseja emagrecer mais de 10kg acha impossível atingir esse resultado. Antes de tudo, quero te adiantar que é totalmente possível emagrecer 10, 20, 50kg! Porém, você precisa de mais do que apenas foco, força e fé. Hoje vamos além de simplesmente falar de treino e dieta.

VEJA TAMBÉM: Melhores exercícios para empinar o bumbum após os 40 anos

Não vou negar: 10kg é bastante coisa, sim. Se eu falar que é fácil, estarei mentindo. Existem muitas pessoas que até começam bem, mas desistem no meio. Sabe por quê? Para emagrecer mais de 10kg você precisa de estratégias eficientes e é isso que eu quero compartilhar contigo hoje.

Exercício físico

Vamos começar falando sobre exercício físico, com esses dois principais pontos a se considerar:

1 – O treino precisa acelerar o seu metabolismo, pois ao emagrecer muito, o corpo responde tornando o metabolismo mais lento e estabilizando o peso. Quando se utiliza estratégias para acelerar o metabolismo com exercícios isso não ocorre.

Para saber mais sobre os treinos ideias para acelerar o metabolismo, siga o meu Instagram (@ZANONMACEDO), que lá eu trago mais conteúdo sobre emagrecimento e definição muscular para quem tem mais de 40 anos.

2 – O treino precisa entrar na sua rotina e não a sua rotina se adaptar ao treino. Isso facilitará com que o exercício se torne um hábito. Os exercícios não precisam ser longos. Meia hora bem aproveitada já traz resultados. E não precisa treinar todos os dias, desde que os treinos se adaptem da forma mais fácil possível dentro da sua agenda.

VEJA TAMBÉM: 4 exercícios para fazer em casa

Alimentação

Você precisa de uma reeducação alimentar, o que é o contrário de uma dieta maluca de 30 dias. Quando você faz uma dieta maluca e restritiva, você perde bastante peso, porém você não aguenta mantê-la por um longo período. Isso irá te gerar uma aversão à alimentação para emagrecer e causará um efeito rebote no peso.

Outro erro é achar que para emagrecer 10kg é só tirar o doce depois do almoço ou o refrigerante e a cerveja. Como já falei anteriormente, 10kg é bastante e você precisa cuidar de toda a sua alimentação. Do tamanho das porções, por exemplo. Você precisará comer saudável.

Contudo, volto a repetir, sem radicalismo. A alimentação precisa ter um balanço calórico negativo, mas também precisa ter alimentos que você goste. Você precisa de uma alimentação que se adapte a você, e não seja difícil.

Organização e rotina

Para emagrecer mais de 10kg, o cérebro precisa ser seu aliado, senão ele irá te sabotar. Para ajudá-lo, você precisa tornar todo o processo o mais automático possível. Atitudes automáticas formam hábitos e você sempre será o resultado dos seus próprios hábitos!

Quando se tem uma rotina organizada você não fica brigando com o seu cérebro o tempo todo. Torno todo o processo de mudança se torna mais simples. E quanto mais organizada essa rotina, menos suscetível você estará aos deslizes da vida.

Metas e objetivos

Muitos erros ocorrem em meio às metas e isso gera as maiores frustrações e desistências. Meta é diferente de objetivo. Objetivo é o resultado que você deseja atingir. As metas devem focar em o que você precisa fazer para atingir o seu objetivo. O foco deve ser na alimentação, treino, descanso, rotina, hábitos novos, etc.

Outro erro é olhar somente para o objetivo final, para o total de peso que precisa ser perdido. Focar somente no resultado final faz o caminho se tornar muito longo e estressante. Você precisa dividir os seus objetivos de peso, fracionar a cada 3 ou 5 kg, e comemorar a cada quilo perdido. Teu cérebro responde melhor a pequenas metas, alcançáveis mais rapidamente.

Automonitoramento

Um grande equivoco que acontece com todos nós é que não fazemos o que acreditamos fazer. Nós temos vários pequenos pontos de autosabotagem que nos enganam e nem percebermos. Nós perdemos a noção de quantas vezes cometemos pequenos erros.

Quando você cria um plano de autominotaramento você começa a encontrar quais são os seus principais pontos de atenção e fica mais consciente para o que precisa mudar. A consciência te ajuda a melhorar a sua rotina e os seus hábitos.

Conclusão

Veja que o que eu mais falei aqui foi sobre a sua mente atuando no emagrecimento. É assim que trabalho com meus alunos. Precisamos ir além do óbvio, além do treino e dieta, além do foco, força e fé. Entender que não podemos depender da motivação para emagrecer. Precisamos construir disciplina. Ninguém nasce disciplinado. É uma construção diária por intermédio dos nossos próprios hábitos.

CONFIRA TAMBÉM: Quem emagrece mais? O homem ou a mulher?

Participe você também na escolha dos temas para a coluna Emagrecer é pra já. Entre em contato comigo, me conte a sua história, que ficarei feliz em trazer conteúdos que te ajudem a emagrecer independente da sua idade. Pois idade não é problema!

Um abração e até a próxima.