Existe diferença?

Quem emagrece mais? Homens ou mulheres?

Foto: Pixabay

É sempre aquela velha briga: Quem emagrece mais? Homens ou mulheres? Aqui no meu trabalho é comum escutar:

– Para ele aí é fácil, né? É homem!
– Para homem tudo mais fácil, até emagrecer.

Quero te contar um pouco da minha experiência trabalhando com emagrecimento e o que vou lhe dizer pode te surpreender.

Todo mundo sabe que eu trabalho com emagrecimento após os 40 anos. Pode até parecer que eu trabalho só com mulheres, pois elas são a maioria mesmo. Mas isso não é uma verdade. Trabalho também com homens e tenho resultados incríveis com eles.

Hoje quero trazer algumas diferenças entre o emagrecimento entre homens e mulheres, e já adianto… VOCÊ VAI SE CHOCAR!

1- Testosterona

A testosterona é um hormônio lipolítico, que além de te fazer ganhar massa muscular, a testosterona também te faz queimar mais gordura. O homem apresenta níveis de testosterona de 15 a 30 vezes maiores que as mulheres.

2- Massa muscular

Homens tem mais massa muscular que as mulheres (devido a testosterona). O músculo gasta energia, queima calorias. Quanto maior a quantidade de massa muscular, mais se gasta calorias durante o seu dia. Isso também se reflete quando ambos fazem exercício. Com músculos maiores, o gasto calórico durante e após o exercício também é maior, facilitando o emagrecimento.

3- Menstruação

Homens não menstruam. “Ain, não me diga, Zanon?” Parece bobo, porém no processo do ciclo menstrual há uma grande variação hormonal, que causa uma grande desvantagem para o emagrecimento. Não só em termos físicos, como em termos hormonais. Graças ao ciclo menstrual, também ocorre uma variação de humor que, consequentemente, torna mais propício a alimentação pela emoção. Principalmente por doces.

4- Metabolismo

Todas essas diferenças citadas contribuem para que os homens tenham um metabolismo mais acerado em relação as mulheres.

ENTRETANTO…

Vamos ser sinceros… isso tudo que eu coloquei aqui, você provavelmente já sabia. Porém, o que você ainda não sabe é que mesmo com todas essas vantagens, os homens tem menos sucesso no emagrecimento que as mulheres.

É isso mesmo. VOU REPETIR: apesar do homem ter uma enorme vantagem fisiológica em relação a mulher, os HOMENS EMAGRECEM MENOS QUE AS MULHERES.

VEJA TAMBÉM: Qual bebida alcoólica engorda menos?

Quer saber por que e o que fazer para mudar isso? Me aguarde aqui, na próxima quarta-feira. que irei revelar o que faz o homem emagrecer menos e o que precisa ser feito para se ter sucesso no emagrecimento.

Por enquanto, quero te falar que não importa se você é homem ou mulher. Se você tem 40 anos ou mais e quer acelerar o seu metabolismo, emagrecer, definir e eliminar a barriga, entra no meu perfil no Instagram (@ZANONMACEDO) que eu publico conteúdos sobre exercícios e alimentação, especialmente para quem tem 40 anos ou mais.

CONFIRA MAIS: Como emagrecer na menopausa?

Um abração e até a próxima semana com a parte 2 do Emagrecimento Masculino, quando falaremos sobre o porquê dos homens emagrecem menos e o que eles precisam fazer para emagrecer mais.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?