Bebida e dieta

Qual bebida alcoólica consumir durante a dieta?

Foto: Pixabay

Quer beber e continuar a emagrecer? Será que isso é possível? A bebida é uma das grandes responsáveis pelo aumento do consumo calórico e da dificuldade em perder uns quilinhos extras. Mas será que existe uma bebida que engorda menos?

Pra quem ainda não me conhece, aqui é o Zanon Macedo, especialista em emagrecimento para quem tem mais de 40 anos. O que eu posso te contar hoje é muito importante. Isso eu aprendi com muito estudo e vivenciando na prática, ao longo de anos com os meus alunos.

Se você gosta de beber e quer emagrecer, você não precisa parar de beber.

CONFIRA TAMBÉM: Melhor dieta para quem quer perder peso aos 40 anos

Isso mesmo, você pode beber e emagrecer, porém você terá que ter alguns cuidados e conhecimento para que a bebida interfira o mínimo no seu processo de emagrecimento. A verdade é que a bebida atrapalha, sim, na perda de gordura, mas há formas inteligentes de manter esse hábito gerando menos stress e permitindo que o processo de emagrecimento seja mais leve e sustentável.

Vamos então entender dois pontos. O primeiro é que a bebida alcoólica é uma caloria vazia, ela pesa na balança do emagrecimento e essa energia não serve para nada, não ajuda na manutenção da saúde.

O segundo ponto é saber que a bebida em excesso interfere no seu metabolismo e deixa ele mais lento. Então é saber que quando você bebe estará interferindo diretamente sobre a sua taxa metabólica e na queima de gordura. O que você precisa é tornar o ato de beber algo pensado e analisado.

Veja quantas calorias tem a cada 100 ml de cada bebida:

  • cerveja – 43 calorias,
  • uísque – 250 calorias,
  • vodca – 231 calorias,
  • gin – 263 calorias,
  • saquê – 134 calorias,
  • vinho – 83 calorias.

Pensando nesses dados, observamos que a bebida menos calórica é a cerveja. Mas quem é que consome só 100ml de cerveja? Já a vodca ou uma saquêrinha geralmente vêm acompanhada de açúcar, além dos petiscos e alimentos que acompanham a bebida. Para emagrecer você precisará analisar todos esses fatores e elaborar a melhor estratégia para continuar a perder peso e continuar a consumir sua bebida preferida.

Mas já adianto… se você tem o hábito de beber com frequência e em quantidade, se não mudar esse hábito você jamais conseguirá emagrecer.

Então o que você deve analisar não apenas qual bebida você irá consumir, mas também a quantidade e como você fará isso.

VEJA MAIS: Qual é o exercício abdominal ideal para quem tem mais de 40 anos?

Um ótimo exemplo é uma aluna minha que tem mais de 40 anos e possui um canal no YouTube sobre vinhos. Ela bebia todos os dias, sem pensar. Agora ela tem uma estratégia de a cada dois dias beber duas taças. Sem parar de beber, cuidando da alimentação e fazendo exercícios que ativam e aceleram o metabolismo, ela já conseguiu emagrecer 4,4kg em 1 único mês.

Você deve beber o que gosta mais, pois independente da escolha, o auto controle e a estratégia serão o melhor caminho para você continuar a beber e ainda sim emagrecer.

Se você quer aprender como fazer, me siga no INSTAGRAM (@zanonmacedo). Lá eu publico conteúdo sobre emagrecimento, definição e ganho de massa muscular para quem tem 40 anos ou mais.

Um abração e até a próxima semana.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?