Emagreça com saúde

O melhor exercício abdominal para quem já passou dos 40 anos

A barriga está te incomodando? Está sobrando gordura e ela está mole? E você gostaria de saber qual é o melhor exercício abdominal fortalecer o abdômen para deixar barriga durinha?

Se a resposta é sim, fica comigo, que hoje irei te contar qual é o melhor abdominal do mundo para quem já passou dos 40.

Mas antes de saber qual é, você precisa entender outras informações importantes.

O primeiro ponto, e eu já disse algumas vezes aqui, abdominal não faz perder barriga. Entretanto, isso não significa que não é para você não faze-lo.

VEJA TAMBÉM: Caminhada é um bom exercício físico para quem quer emagrecer depois do 40 anos?

Um estudo americano de 2011* avaliou um grupo de 24 pessoas para verificar os resultados de se fazer abdominal 5 vezes na semana durante 15 minutos. Esse estudo comprovou que nenhuma delas perdeu um centímetro sequer de barriga e nem um único grama de gordura. Isso porque o abdominal fortalece o músculo atrás da gordura, mas não a elimina. Não houve diferença estética para quem fez abdominal.

Outra informação superimportante diz respeito os abdominais tradicionais, aqueles que você deita, coloca a mão atrás da cabeça e sobe e desce. Reconhece?

Esses abdominais não são exercícios seguros, especialmente para quem já passou dos 40 anos. Isso porque a maioria das pessoas tem ou terá problemas de coluna ou dores nas costas.

CONFIRA TAMBÉM: Melhor dieta para emagrecer depois dos 40 anos

Segundo um estudo canadense de 2010*, esses abdominais exercem uma forte compressão do disco vertebral no movimento de flexão e extensão do tronco. Com o tempo, esse movimento pode gerar uma hérnia de disco. Do ponto de visto do custo/benefício, não há necessidade nenhuma de fazer esses abdominais tradicionais, pois esses exercícios não fazem perder barriga e podem ser substituídos por outros exercícios melhores.

Quer saber qual o melhor exercício para o seu abdome?

A prancha abdominal. Isso mesmo. Use o seu leitor de QR Code no código abaixo para ver a forma correta de executar o exercício.

Parece simples, mas esse exercício trabalha tanto músculos mais externos como o reto abdominal, quanto músculos internos como Parece simples, mas esse exercício trabalha tanto músculos mais externos, como o reto abdominal, e os músculos internos como os transversos do abdome e sem prejudicar a sua coluna. Pelo contrário, fortalecendo os músculos que estabilizam a coluna.

Isso ocorre porque esse exercício é feito de forma isométrica, sem movimentos de flexão e extensão da coluna. É a união de resultado e segurança.

LEIA TAMBÉM: Como acelerar o metabolismo depois dos 40 anos?

Se você quiser saber mais informações sobre emagrecimento, definição muscular, ganho de massa para quem tem 40 anos ou mais, me siga nas redes sociais @ZANONMACEDO. Lá eu posto conteúdos sobre exercício físico para acelerar o metabolismo.

Fica à vontade para entrar em contato comigo, me fazer perguntas ou sugestões de temas para serem respondidos aqui.

Um abração e até a próxima.

Referências:

S Vispute, Sachin & D Smith, John & LeCheminant, James & Hurley, Kimberly. (2011). The Effect of Abdominal Exercise on Abdominal Fat. Journal of strength and conditioning research / National Strength & Conditioning Association. 25. 2559-64. 10.1519/JSC.0b013e3181fb4a46.

P Yates, Justin & Giangregorio, Lora & Mcgill, Stuart. (2010). The Influence of Intervertebral Disc Shape on the Pathway of Posterior/Posterolateral Partial Herniation. Spine. 35. 734-9. 10.1097/BRS.0b013e3181ba3a60.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?