SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR

Caminhada é um bom exercício para emagrecer depois dos 40 anos?

Foto: Pixabay

Quem me acompanha aqui já há algum tempo já sabe a resposta, mas se você está chegando agora deixa eu te explicar sobre os reais efeitos da caminhada no seu emagrecimento.

VEJA TAMBÉM: Qual é a melhor dieta para emagrecer depois dos 40 anos?

Um estudo sobre o tema feito pela universidade de Copenhagen e publicado na revista de diabetes europeia analisou 3 grupos de pessoas de 55 a 60 anos.

  • Grupo 1: Caminhadas de 60 minutos em uma velocidade confortável;
  • Grupo 2: alternava caminhadas rápidas e lentas durante 60 minutos;
  • Grupo 3: era o grupo controle e não fazia nada.

Os resultados mostraram que os 2 grupos que caminhavam emagreceram, mas o grupo 1 emagreceu menos de 1 kg e já o grupo 2 emagreceu em média 4,8kg, já o grupo que não fazia nada, o grupo 3, engordou em média 1kg.

CONFIRA TAMBÉM: É possível emagrecer depois dos 40 anos e ter um corpo melhor do que de 20 anos?

O que eu quero dizer é que caminhada ajuda a te manter mais ativo, trazendo saúde, porém ela NÃO trará bons resultados de emagrecimento, ela NÃO é o melhor exercício para o emagrecimento.

O que fazer então?

Veja o grupo 2 desse estudo, que emagreceu em média 4,8kg, alternando caminhada lenta e rápida, uma pequena mudança na estratégia da caminhada gerou melhores resultados que apenas caminhar. Agora imagine se eles tivessem feito um treino planejado e realmente eficiente para emagrecer, com certeza os resultados seriam ainda superiores.

Diversas universidades internacionais e nacionais já estudam a anos os exercícios que mais ativam o metabolismo e emagrecem, por isso os profissionais de educação física que acompanham esses estudos podem aplicar as estratégias corretas e mais eficientes para você emagrecer independente da sua idade.

VEJA MAIS: Como ganhar massa muscular fazendo exercício em casa

Mesmo você achando que depois dos 40 anos é mais difícil emagrecer, ao aplicar a estratégia e o treino certo você poderá ter excelentes resultados de emagrecimento. Entretanto não basta só fazer dieta e também não basta só fazer exercício, você precisa do exercício certo e na intensidade certa para ativar o seu metabolismo e assim você emagrecer.

Quer saber mais sobre esses exercícios que ativam o metabolismo? Me siga no Instagram, lá eu posto conteúdos sobre acelerar o metabolismo, ganhar massa muscular, emagrecer e definir depois dos 40 anos.

Um abração e a até a próxima semana.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?