Dicas pra não engordar no Natal

Final de ano é difícil resistir à tentação de comer tudo de bom que aparece pela frente. Foto: Pixabay

Final de ano normalmente é a época que se ganha mais peso, batendo o desespero, pois são momentos de muitas festas, eventos regados a muita comilança.

A forma mais comum de não se perder na alimentação nas festas é também a mais falha. Entenda que utilizar da força de vontade e o autocontrole pode falhar muitas vezes. Pois a força de vontade e o autocontrole são como os músculos, quando sofrem demasiadamente com excesso de estímulo fadigam e não conseguem suportar. Então, quando menos percebemos, estamos comendo e bebendo tudo o que aparece pela frente.

Então o que fazer? Uma excelente estratégia é diminuir os estímulos que te fazem comer. Dividiremos em estímulo fisiológico, estímulo social e impulso de comer sem pensar.

1. Diminuir o Estímulo Fisiológico.
Um grande equívoco é passar o dia inteiro antes da festa sem comer, como forma de compensar pelo excesso que acontecerá mais tarde. Mas isso nos deixará com ainda mais fome e quando chegar o momento da festa comeremos até quase explodir.
Dica prática:
– Coma antes de sair de casa, faça uma refeição saudável próximo ao horário da festa, para evitar chegar com tanta fome.
– Não faça compensações, se alimente normalmente da maneira mais saudável possível durante o dia.

2. Diminuir o Estímulo Social.
Quando estamos sentados à mesa, mesmo sem fome ou vontade de comer, é normal ficar petiscando o que tem pela frente.
Dica prática:
– Saia da mesa assim que possível. Se junte e confraternize com quem não está sentado, ou vá ajudar a sua tia a lavar a louça, que com certeza você comerá menos.

3. Diminuir o impulso, comer sem pensar.
Quando estamos em um lugar agradável é normal que o nosso sistema límbico, parte do cérebro responsável pelos sentimentos, seja responsável por nossas escolhas. Dessa maneira o nosso cérebro entra no modo automático com o objetivo de sentir o máximo de prazer possível e não dá espaço para o cérebro racional funcionar. O ideal é tirar o cérebro do automático.
Dica prática:
– Coma consciente, faça 1 minuto de respirações profundas antes de colocar comida no prato, análise seu nível de fome, o seu nível de afeição pela comida e saboreie sem culpa, a comida ficará ainda mais gostosa.
– Escolha os alimentos que mais gosta, não coma um pouco de tudo, pois de pouco em pouco vira muito.
– Mastigue devagar, use um prato menor e talheres menores também, isso ajudará você a comer menos e ficar saciado.

4. Seguem mais duas dicas extras:
– Se você tem várias festas e quer exagerar, escolha a melhor delas.
– Faça exercício físico no período da manhã do dia que antecede a festa, não como forma de compensação e sim para se manter ativo. O seu metabolismo ficará acelerado e o seu cérebro te ajudará a fazer as escolhas mais saudáveis.

Festeje com moderação, se divirta e um feliz Natal para você.
Abração.