Você sabe o que é Bartolinite?

Poucas pessoas conhecem, mas na vulva da mulher estão localizadas as glândulas de Bartholin, responsáveis pela lubrificação da vagina. São dois pares de glândulas localizadas nos pequenos lábios que produzem um fluido mucoso que mantém a umidificada a parte mais externa da vagina, bem como lubrificar a vulva para o ato sexual. Geralmente são imperceptíveis, porém quando em mau funcionamento pode gerar um cisto ou um abscesso, este último comumente chamado de Bartolinite.

No caso do cisto, ele acontece quando o orifício da glândula está obstruído e há o acúmulo do muco criando um caroço na região. Normalmente é indolor e acontece sempre na fase fértil da mulher. Em caso de cistos pequenos o próprio organismo absorve depois de um tempo, o ideal é manter sempre a região higienizada com banhos de assento com água morna. Em casos de cistos maiores, se há o desconforto físico e estético, o ideal é verificar com o médico o melhor tratamento para a lesão que é facilmente eliminada com uma drenagem local.

Quando o cisto não some e acaba inflamando, devido à contaminação com bactéria, acontece a bartolinite. Quando isso acontece, ao contrário do cisto, há muito incômodo e dor. Os sintomas são inchaço, vermelhidão e calor na região. Há também a possibilidade de sair pus e, na minoria dos casos, causar febre na paciente. O ideal também é ir ao médico e drenar o local. As bactérias que podem causar as bartolinite são as mesmas que causam as infecções urinárias. Porém, sempre é bom investigar, pois caso o pus for mais esverdeado ou amarelado pode indicar bactérias transmitidas por DST, como a da gonorreia e da clamídia. Neste caso há a necessidade de tratar essas doenças também.

Se ame, se cuide!

Para saber mais, mande uma mensagem para faleconosco@marialeticiafagundes.com.br ou pelo www.facebook.com/marialeticiafagundes