Parto sem dor 2

Bom, semana passada falamos aqui sobre analgesia de parto vaginal e hoje vamos falar da anestesia no parto cesárea. Por mais que muitas mamães queiram o parto normal, uma vez que a recuperação é muito mais rápida, muitas vezes temos que recorrer à cesárea para garantir a saúde da mãe e do bebê.

Como trata-se de uma cirurgia, é aplicada a raquianestesia ou a anestesia peridural, sendo que ambas bloqueiam a dor, os movimentos e as sensações na parte inferior do corpo. Ou seja, da cintura para baixo. Porém a mamãe não fica inconsciente, sedada, pois isso também deixaria o bebê sedado. A parte boa é que não sente dor e pode ver o rostinho do bebê logo que ele nasce.

Apesar de não sentir dor, você pode sentir alguns movimentos que o médico obstetra fará ao puxar o bebê para sair. Pode ser um pouco estranho, mas não sentirá dor. Também poderá ser colocada uma sonda para esvaziar a bexiga, antes da realização da cesariana.

Após o parto alguns efeitos são característicos da anestesia e da cirurgia, como a sensação de frio e tremedeira, inchaço e até coceira. Qualquer desconforto mais grave avise seu médico. O retorno da sensação das pernas ocorre em média entre 6 a 8 horas. Mas atenção! Você mesmo ainda sem dor, acabou de sair de uma cirurgia profunda no seu abdômen. Então nada de saracotear e achar que está tudo bem. Todo cuidado é pouco para que sua recuperação seja rápida e tranquila, para logo estar 100% para cuidar de seu bebê!

Não há evidências científicas de que a anestesia na cesárea possa trazer algum tipo de complicação para o bebê. Mas lembre, a anestesia pode ser arriscada se manipulada por pessoa inexperiente. Exija sempre o trabalho de um médico anestesista. Parto sem dor é possível sim!

Confira aqui a primeira parte: Parto sem dor 1!

Voltar ao topo