Mulheres vivem mais

Já é um dado antigo que as mulheres têm maior expectativa de vida que os homens. Porém, a novidade é que vivemos com mais doenças e desabilidades que eles. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que após os 65 anos, a mulher pode viver até 20,5% a mais contra 19% dos homens. Porém, 30% deste tempo será com alguma doença que nos impedirá de realizar pelo menos uma função básica cotidiana, como ir à feira, sair da cama ou apenas comer sozinhas.

Enquanto essa porcentagem da mulher se manteve em 30% tanto nas pesquisas feitas em 1982, quanto em 2011, – nos homens as desabilidades por doenças neste período de vida pós 65 anos caíram, de 22% para 19%. Os pesquisadores acharam este dado curioso, mas apontam algumas questões que podem ter influência neste fator como as pesquisas que avançaram em doenças que afetam mais os homens com mais idade, como problemas de coração. Outra questão é a condição econômica da mulher para investir em sua saúde que em média é menor que a dos homens. E por último, que eu mesma adiciono aqui, é o acúmulo de funções que as mulheres absorveram nos últimos anos.

Antes podíamos apenas ser mães e donas de casa. Hoje fazemos jornada tripla: somos mães, administramos a casa e ainda temos a jornada de trabalho fora de casa. Trabalhamos de manhã, de tarde e de noite. Ganhamos ainda menos que os homens, o que nos faz investir menos em nossa própria saúde, a família vem em primeiro lugar, não é?
Então aqui vai meu alerta, mesmo que nós mulheres na maioria das vezes levamos as prioridades da família antes das nossas, temos que nos priorizar também! Precisamos melhorar a nossa qualidade de vida após os 65 anos.

Observem que cada vez mais temos pessoas com mais de 100 anos vivendo entre a gente. É uma estatística que as pessoas estão vivendo mais, mas ter longevidade só vale a pena se com qualidade de vida, saúde física e mental, não é? Vamos começar mantendo nossos exames e visitas ao médico de forma regular, cuidar da alimentação e fazer exercícios físicos regularmente. Afinal queremos aproveitar cada momento de vida que temos, não importa a idade, não é mesmo?!

Se cuide e viva mais e melhor!