PIB 100 Anos

(Foto: Divulgação PIB)

Destaque para o competente pastor Paschoal Piragine, titular da Primeira Igreja Batista de Curitiba, que ao lado de sua esposa Cleusa, esteve à frente da construção do novo templo sediado no Batel. O belíssimo projeto é do renomado arquiteto curitibano Luiz Forte Netto. A inauguração do novo templo aconteceu na terça-feira passada e contou com a presença de autoridades, dentre elas o governador Beto Richa, a primeira-dama do Paraná Fernanda Richa, o prefeito Gustavo Fruet, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná Valdir Rossoni, além do deputado estadual Ney Leprevost.

Guia Gastronômico e Cultural de Santa Felicidade

A Associação do Comércio de Santa Felicidade e o Instituto Municipal de Turismo lançará na segunda-feira (19/5) o primeiro Guia Gastronômico, Cultural e Alternativo de Santa Felicidade, uma publicação indispensável para turistas e visitantes que buscam os melhores estabelecimentos e serviços de gastronomia que a região tem a oferecer.
São lugares para apreciar toda a variedade gastronômica do bairro e espaços alternativos.

O lançamento acontecerá no Restaurante Dom Antônio às 19h30 e contará com a presença de autoridades, associados, jornalistas e formadores de opinião da região. Durante a ocasião também será feita a apresentação oficial de outras ações que visa a integração do bairro ao Mundial (Copa 2014).

O Guia Curta Santa Felicidade 2014 conta com a participação de mais de 50 empreendimentos e espaços do setor de alimentação, cultural, vinhos, artesanatos, cafés e chocolates com o apoio incondicional dos parceiros e patrocinadores, fundamentais para a concretização deste projeto.

A publicação também será lançada em versão online no site da ACISF o que facilitará o acesso e visualização do material, podendo ser visto a qualquer hora, de qualquer lugar do mundo.

De acordo com a presidente da ACISF, Ana Lucia Moro, o lançamento do Guia Curta Santa Felicidade confirma a missão da Associação de representar e desenvolver o setor de alimentação e turismo, fomentando ações que possam contribuir ainda mais para o fortalecimento da nossa gastronomia e do nosso destino turístico para as demais regiões do país e exterior.
Segundo ela , o guia visa a integração do bairro a Copa do Mundo. E será distribuído em Hotéis, alguns táxis e nos Pontos de Informação turísticas da cidade.

Filme inspirado em obra de Galeano ganha prêmio de melhor direção e melhor fotografia

O filme “Tesouro”, dirigido pela cineasta Carla Pioli e pelo cineasta e jornalista Willy Schumann (este colunista que vos escreve), acaba de receber dois prêmios no Festival de Cinema de Pinhais, o FESTCINE.  Inspirado no conto do famoso escritor uruguaio Eduardo Galeano – autor do best-seller As Veias Abertas da América Latina – ganhou os troféus de Melhor Direção de Ficção para Carla Pioli e Willy Schumann e Melhor Fotografia para Mauricio Baggio.

No papel principal; Lutero Almeida que participou recentemente da série “O Caçador” da TV Globo.

O escritor Eduardo Galeano assistiu ao filme e afirmou que a adaptação do seu conto para as telas do cinema foi perfeita.

Pacientes do Hospital VITA recebem visita do grupo Doadores D’Alegria

(Foto: Rafael Danielewicz / Central Press)

Neste sábado (17), entre 11 e 13h, o Hospital VITA Batel recebe o grupo Doadores D’Alegria. O projeto originou-se da parceria entre os Hospitais VITA, Doadores D’Alegria e Grupo Psicosaúde e tem como objetivo principal estabelecer ações humanizadas, por meio de atividades que valorizem as emoções, crenças e a singularidade dos indivíduos.

Também é meta oferecer a quem está hospitalizado um cuidado além da doença, agregando qualidade na atenção a pacientes e familiares. “Além disso, a expressão de um sentimento bom, é um agente terapêutico”, explica a psicóloga Raphaella Ropelato, responsável pelo projeto no VITA.

Segundo ela, com a realização deste trabalho, pacientes e familiares passam por momentos de descontração que auxiliam no enfrentamento da dor e do sofrimento causados pelas doenças. “Buscamos reduzir o estresse durante a internação hospitalar, aumentar a atividade do sistema imunológico e alívio da dor, promovendo harmonização do ambiente e o combate à poluição mental e espiritual”, destaca.

As atividades são desenvolvidas nas alas de internação e UTIs a partir da interação com os “clows”. O trabalho estrutura-se respeitando a decisão do paciente em participar ou não da interação com os voluntários, que exploram novas formas de comunicação com brincadeiras, histórias, músicas, bexigas e várias outras atividades – sempre trabalhando com técnicas e métodos de improviso, trazendo o riso e a alegria ao ambiente.

Em junho, os voluntários do Doadores D’Alegria irão visitar os pacientes do Hospital VITA Curitiba, localizado na Linha Verde.

Doadores D’Alegria – O grupo foi formado em 2009, na Primeira Igreja Batista de Curitiba, com o objetivo de levar a alegria e o amor de Deus aos pacientes hospitalizados, bem como a seus familiares e à equipe de saúde através da “arte do clown”, sendo que todos os participantes têm atuação voluntária. 

Serviço:

Hospital VITA Batel

Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 – Batel – Curitiba – PR

www.hospitalvita.com.br