Anvisa divulga lista de restaurantes de Curitiba classificados para atendimento na Copa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou o resultado final do projeto-piloto de categorização de restaurantes, que avaliou a qualidade sanitária de estabelecimentos em 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Em Curitiba, foram inspecionados inicialmente 176 estabelecimentos (entre bares, lanchonetes e restaurantes), que receberam uma primeira classificação. Esses estabelecimentos receberam um prazo para fazer adequações antes da segunda inspeção, que determinou o resultado final divulgado nesta quinta-feira (05). (Clique AQUI para visualizar)

O objetivo do projeto é fornecer aos consumidores acesso a informações sobre o desempenho dos serviços de alimentação na inspeção sanitária, com base em critérios de risco, que abrangem não somente questões de higiene, mas também boas práticas de manipulação, conservação e armazenamentos dos alimentos.

Na primeira fase, apenas 7% dos estabelecimentos foram classificados na categoria A (excelente) e 51% dos participantes estariam classificados na categoria B.

Agora, na classificação final, 44,4% (64  estabelecimentos) ficaram na categoria A; 40,3% (58 estabelecimentos) na categoria B e 10,4% (15 locais) na categoria C. Além disso, 5,56% (sete estabelecimentos) não foram aprovados na categorização e acabaram recebendo aviso de infração pela Vigilância Sanitária. Outros 29 estão fechados ou em reforma, por isso não aparecem nesta relação.

“Esses restaurantes que não conseguiram se adequar é porque apresentaram alguma pendência, seja na organização e limpeza, controle de tempo e temperatura ou manipulação de alimentos, por isso receberam multa e prazo para se adequar”, explica o diretor de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, Luiz Armando Erthal.

Rotas

Os estabelecimentos inspecionados em Curitiba fazem parte de seis rotas gastronômicas da cidade: Santa Felicidade, Juvevê, Centro Histórico, Avenida das Torres, Mateus Leme e Batel.

A classificação A, B e C utilizada na categorização dos restaurantes é a mesma usada em outros países. “Propositadamente utilizamos a mesma nomenclatura utilizada em outras partes do mundo, para ficar uma linguagem universal e acessível a todos os turistas”, ressalta Erthal.

O restaurante Madalosso é um dos estabelecimentos que receberam a pontuação máxima da Vigilância Sanitária. “Temos uma parceria de anos com a Vigilância Sanitária e esse projeto da categorização nos ajudou a melhorarmos ainda mais as nossas instalações como o espaço de higienização dos alimentos e acomodações dos funcionários. Já temos o hábito de receber turistas do mundo todo e agora nos sentimos ainda mais preparados para mostrar nosso serviço”, explicou Carlos Madalosso, um dos proprietários do local.

 “Depois dessas modificações vamos abrir nossa cozinha em horários determinados para quem quiser conhecer nossas instalações”, disse a matriarca da família, Flora Madalosso Bertoli.

Continuidade

Em agosto, a V,igilância Sanitária de Curitiba dará continuidade ao trabalho de categorização dos bares e restaurantes, priorizando outros locais que não estão na rota gastronômica. “Este projeto da Anvisa é válido até agosto mas nós, em Curitiba, estamos nos preparando para dar continuidade a este projeto e trabalharmos com outros locais. É um serviço importante para os restaurantes porque ajudam a melhorar suas instalações e manejo que tem com os alimentos e dá mais segurança para a população”, diz Erthal.

Jack Vartanian lança Coleção Edgy

O cabelo moicano, usado pelos punks, foi o ponto de partida para a nova coleção de Jack Vartanian, intitulada de Edgy. As oito peças criada para o Dia dos Namorados, em ouro amarelo e ródio negro, já estão na joalheria em Curitiba, localizada no piso L4 do Shopping Crystal.

As joias percorrem o universo urbano e cosmopolita das grandes metrópoles sem perder o DNA rock’n’roll. “EDGY foi pensada para as mulheres contemporâneas que tem atitude, mas são delicadas ao mesmo tempo”, define Jack Vartanian, que usou como cenário de sua campanha paredes de concreto e pistas de skate para dialogar com as peças.

Dentre as joias, vale destacar uma adaptação do brinco Cometa, um dos best sellers da marca. Originalmente inteiro cravejado de pedras preciosas, a peça agora ganha a versão em ouro com o desenho do moicano. Outras grandes apostas da coleção são o maxi colar e o anel-pulseira, peças marcantes e que causam impacto.

Pronto para o Coworking – Comunidade de profissionais no Juvevê

Salas compartilhadas, escritórios privativos, além de espaços para treinamentos e conferências, formam uma comunidade de profissionais no Juvevê

Recém inaugurado, o Business Village tem despertado a atenção de empresários e empreendedores em Curitiba. Localizado no bairro Juvevê, o projeto idealizado pela arquiteta Camila Dequech Ceschin, traz muito mais que o conceito Coworking. “Haviam muitos aspectos emocionais envolvidos, era uma casa onde a família viveu por 40 anos. Muitas lembranças e recordações que precisavam ser mantidas”, conta a arquiteta.

Segundo Camila, antes mesmo de ser projetado, pesquisas sobre o conceito onde diversos profissionais unem talentos num mesmo espaço, deram o tom do empreendimento. “Houve um certo receio em algumas mudanças radicais, mas as pesquisas apontaram que tais mudanças se fizeram necessárias”. Hoje os ambientes da casa, se transformaram em salas funcionais. “A responsabilidade em  transformar a casa em um escritório era enorme, precisávamos de salas de pequeno, médio e grande porte, para que pudéssemos atingir públicos distintos no mesmo espaço, de forma confortável”, comenta.

Apesar do sistema Coworking não ser uma novidade, a surpresa ficou pela decoração. “Partimos do princípio que os ambientes deveriam ser sóbrios em paleta que transmitem seriedade aos clientes e visitantes, fazendo jus ao posicionamento de marketing, de ser uma comunidade de negócios”. Para trazer tanto do conforto da luz indireta quanto dar um boa iluminação aos postos de trabalho, utilizamos uma iluminação mais pontual e cênica em determinadas peças de decoração, que valorizam o ambiente”, explica Camila.

Elementos da casa, tais como a parede de pedra bruta e o piso de parquet, forma mantidos e dão o toque clássico na arquitetura, que juntamente com a utilização do mobiliário sofisticado e iluminação diferenciada, fazem do espaço seu próprio cartão de visita. “O conforto visual vem do uso de materiais acolhedores e cores quentes utilizados nos objetos e nos revestimentos. O tijolinho rústico, utilizado na sala compartilhada, faz do espaço um pouco mais descontraído, e ajuda a manter o conforto acústico do ambiente por ter um número mais elevado de postos de trabalho”.

Para os interessados, o alto padrão e a alta flexibilidade de uso também são diferenciais. Sem contratos longos e prontos para expansão ou retratação das atividades financeiras por pessoa ou tempo de uso, facilitam a adesão de empresários e interessados.

Sabores do Litoral reúne 34 restaurantes com o melhor da gastronomia da região

Peixe, camarão e barreado, preparados de várias formas. Esses são os principais ingredientes do Festival Sabores do Litoral, evento que promove a gastronomia do litoral paranaense e que será realizado de 6 de junho a 6 de julho. Entrando na sua 4ª edição, o Festival registrou crescimento de 10% em relação ao ano passado, ampliando de 31 para 34 os restaurantes participantes do evento.

Dessa forma, o Sabores do Litoral reunirá neste ano restaurantes de Antonina, Morretes, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Paranaguá e Ilha do Mel. Cada um deles elaborou uma receita especial para o evento e vai oferecer o prato com 20% de desconto no preço.

A edição deste ano traz 12 novos restaurantes que participarão do evento, entre eles o Le Bateau – Hotel San Rafael, com o  prato “Camarão Grelhado à Moda San Rafael”, camarão, tipo pistola, servido grelhado com um delicioso e leve molho de champanhe acompanhando de linguine. Dentre os pratos destacamos o do restaurante Camboa, presente no festival pela terceira vez, que irá oferecer a “Tainha com molho de pinhão recheada com farofa de ovas”, e do restaurante Casa Verde, de Antonina, que oferecerá o “Banquete Caiçara”, moqueca de peixe preparada com leite de coco, cebola, tomate e coentro, acompanhada de arroz branco, palmito pupunha da região com óleo de amêndoas, banana-da-terra assada e farofa de dendê. Os preços do menu do festival variam de R$ 24 a R$ 124, mas as porções são generosas e muitos acabam servindo de duas a três pessoas.

Promovido pela concessionária Ecovia, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur), o Sabores do Litoral tem por objetivo fomentar o turismo nas cidades litorâneas num período de baixa temporada. “Os municípios do litoral estão próximos a Curitiba e oferecem hoje uma gastronomia bastante requintada, que pode ser apreciada tanto por moradores como pelos turistas“, afirma o diretor-superintendente da Ecovia, Davi Terna.

A expectativa entre os donos dos restaurantes participantes é grande, como atesta a chef Denise Talamonte, do restaurante O Celeiro Ecogastronomia. “A nossa cidade está de portas abertas, com toda a beleza e riqueza naturais. Quem vier nos visitar, além de provar da alta gastronomia, ficará encantado com os pontos turísticos que a simpática cidade oferece”, ressalta.

Denise desenvolveu uma receita especial para o festival: o Escondidinho de barreado, uma variação do tradicional barreado, prato, mais conhecido da culinária litorânea. “O prato é uma exclusividade do Celeiro e é uma releitura do tradicional Barreado, feito de musseline de mandioca orgânica com carne desfiada e acompanhado de banana tostada ao fogão a lenha”, conta. 

Como parte da divulgação do festival, uma revista com informações de todos os restaurantes participantes e seus pratos foi produzida e será distribuída gratuitamente. Detalhes do evento também podem ser acompanhados pela  fan page  no Facebook (www.facebook.com/saboresdolitoral) onde são divulgadas fotos dos pratos, endereços dos restaurantes, a revista digital, além de promoções exclusivas. Outro meio de conseguir informações do evento e da região é acessando o site http://viajecomagente.ecorodovias.com.br.

Serviço

Festival Sabores do Litoral

Data: 06 de junho a 06 de julho

Local: Antonina, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes, Guaratuba e Ilha do Mel

Fan pagehttps://www.facebook.com/SaboresdoLitoral