Tartelete de gianduia

Muito utilizada na culinária internacional e pouco na nacional, um dos insumos mais versáteis na preparação de pratos doces e também salgados, as oleaginosas, grupo ao qual pertence a avelã, agrega sabores e texturas na culinária nacional ou internacional. A avelã é uma frutinha com características bem diferentes das nossas frutas tropicais com as quais estamos mais familiarizados.

Boa fonte de fibras e de proteínas de origem vegetal, sem contar com a vantagem no aporte de alguns minerais para a nossa alimentação, a avelã é parente próxima da nossa castanha de Brasil, castanha do caju e do amendoim bem mais conhecidos e utilizados nos pratos de nossa cozinha brasileira independente da regionalidade tanto em preparações doces como nas salgadas.

Não faz muito tempo, a avelã caiu no gosto popular na forma de pasta consumida como complemento para biscoitos, doces, pães e sorvetes entre outras aplicações dependendo da criatividade de cada um.

Uma forma saborosa e versátil do emprego desta frutinha é a gianduia muito utilizada na confeitaria fina e sorvetes.

A receita de hoje utiliza a gianduia, um creme feito á base de 70% chocolate e 30% creme de avelã numa tortinha que pode ser servida dependendo do tamanho como lanche ou como opção de docinho fino para festas.

Ingredientes:

400g de farinha de trigo
1gema
200g de manteiga sem sal
70g de chocolate ao leite
30g de creme de avelãs
OBS: O creme de avelãs dependendo da marca pode ser muito doce. Neste caso usar 30 g de chocolate ao leite e 40 de chocolate meio amargo.
Avelãs inteiras (calcular 2 por tartelete)
Lâminas de avelãs ou amêndoas para decorar.

Modo de fazer:

Misturar a farinha com a manteiga e a gema, até obter massa lisa e uniforme.

Deixar na geladeira por 30 minutos, coberta com filme plástico ou papel alumínio.

Depois deste tempo, forrar forminhas para empadas de tamanho médio e levar ao forno médio para assar até ficarem levemente douradas.

Enquanto assam preparar a gianduia. Derreter o chocolate em banho maria ou no micro-ondas. Misturar bem o chocolate e acrescentar ao chocolate ainda quente o creme de avelãs. Para misturar chocolate e creme de avelãs usar o banha maria para poder controlar o momento da incorporação de ambos.

Desenformar as tarteletes, deixar esfriar e preencher com a gianduia ainda quente.

Enfeitar as tarteletes com 2 avelãs inteiras passadas por frigideira antiaderente para tostarem levemente e completar a decoração com avelãs ou amêndoas laminadas.