Esfoliação

Você tem costume de esfoliar a pele? Se não tem, sempre é hora de começar: a prática deixa a pele (seja do rosto, seja do corpo) muito mais lisinha e bonita, já que remove as células mortas e impurezas. Com o tempo, sua pele vai ficando mais viçosa e rejuvenescida. Isso é porque a esfoliação é basicamente um peeling mecânico – retira da sua pele tudo que a está deixando opaca e com aspecto de mais cansada.

Mas esses não são os únicos benefícios – além de renovar a pele, a esfoliação ajuda também a diminuir o número de pelos encravados por conta da depilação e previne o aparecimento de cravos e acne no rosto, já que esses problemas são basicamente causados por impurezas que ficaram na pele.

E o legal é que você pode tanto usar um produto especifico (a maioria das marcas tem os seus) como fazer em casa seu esfoliante – é só misturar um pouco de mel ou óleo de coco com algumas colheres de açúcar. Não tem medida certa, mas a mistura deve ficar granulosa – quanto mais açúcar, mais potente ele fica. No caso das misturas caseiras, é sempre importante fazer em pouca quantidade, apenas para uso imediato. Para usar, molhe bem a pele (durante o banho, por exemplo) e aplique o esfoliante em seguida, fazendo massagem em movimentos circulares. Depois enxague normalmente.

A prática serve para todos os tipos de pele, o que muda é a frequência – quem tem pele muito seca pode fazer uma esfoliação no rosto uma vez por semana ou a cada dez dias, enquanto quem tem pele oleosa pode fazer uma ou duas vezes por semana. No corpo, em geral uma vez por semana é uma boa frequência.