Segurança alimentar: nunca mais jogue comida no lixo

Foto: Freepik

Hoje a gente vai falar de um assunto importantíssimo: a segurança alimentar. E por que a gente trouxe esse tema? Pra você ter uma ideia, O Brasil produz cerca de 161 milhões de toneladas de alimentos todo ano. E nós desperdiçamos 55 milhões de toneladas só aqui no Brasil! Se a gente for falar em toda a comida que é desperdiçada no mundo, poderíamos alimentar mais de 1 bilhão de pessoas. Você tem noção?

Promova inclusão e informação no Dia Internacional da Síndrome de Down

As estatísticas do desperdício de alimentos são simplesmente apavorantes e cho-can-tes! E se você for como eu, deve ficar com um remorso danado todas as vezes que precisa jogar alimentos no lixo. Impossível não pensar naqueles que passam fome ou que têm tão pouco pra comer.

Educação Financeira: um bem necessário (e urgente)

Mas a minha intenção aqui não é de puxar a orelha de ninguém, nem provocar culpa. Pelo contrário. Hoje a minha intenção é te apresentar um trabalho super legal da Associação Good Truck. A ONG tem um programa chamado Logística do Bem que recolhe com seus parceiros, hortifrutis que não são vendidos e alimentos industrializados que estão próximos do vencimento. Aí a ONG monta kits que, em pouco tempo, chegam às comunidades vulneráveis de três a quatro vezes por semana.

Dia Internacional das Mulheres: saia do óbvio e das mensagens bonitinhas

E olha que legal: como contrapartida, as famílias que recebem esses alimentos se comprometem a participar mensalmente de oficinas sobre alimentação saudável, nutrição e saúde. Dessa forma, além de evitar que toneladas de comida parem no lixo, a ONG ainda garante que famílias vulneráveis tenham a oportunidade de se alimentar melhor. Não é incrível?

Conheça mais sobre a Good Truck e ajude essa causa

A Good Truck que tem como objetivo levar comida da onde SOBRA, para onde FALTA, tem como missão diminuir o desperdício de alimentos no Brasil, garantindo a segurança alimentar e nutricional em locais de vulnerabilidade. Seus promovem a consciência social através de experiências de educação e voluntariado.

Além do projeto Logística do Bem, o programa Saberes e Sabores conscientiza a sociedade sobre escolhas alimentares adequadas, segurança alimentar e desperdício de alimentos.

Cinco motivos para você ajudar uma ONG hoje mesmo

E não podemos deixar de falar das ações de voluntariado da GoodTruck que acontecem em três etapas: Sensibilização, Mão na massa e Distribuição.

  • Etapa 1 – Encontro para discutir temas como empatia e desperdício de alimentos.
  • Etapa 2 – Os voluntários preparam marmitas em uma cozinha industrial, utilizando insumos resgatados de bancos de alimentos
  • Etapa 3: As refeições são distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Conheça mais sobre esse trabalho e ajude essa causa tão nobre. goodtruck.org.br Insta: https://www.instagram.com/goodtruckbrasil/


>>> Acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom

Voltar ao topo