Melhore sua compreensão sobre o autismo neste abril azul

Foto: Pixabay

Estamos no ABRIL AZUL, o mês da conscientização sobre o autismo, ou TEA – Transtorno do Espectro Autista. Eu estava lendo sobre o tema esses dias, e vi que aqui no Brasil mais de 2 milhões de pessoas estão no espectro autista. Com certeza, se você não convive com uma pessoa autista ou não conhece uma, em algum momento esse contato vai acontecer.

Segurança alimentar: nunca mais jogue comida no lixo

Então, é importante conhecer mais sobre as características dos autistas. O conhecimento ajuda a quebrar alguns preconceitos e ainda pode ajudar alguém com o diagnóstico. Digo isso, pois ainda há muitas pessoas jovens e adultas que são autistas e não tiveram um diagnóstico formal.

Coisas que todo mundo deveria saber sobre o espectro autista

  • A primeira coisa que a gente precisa saber é que o autismo geralmente se manifesta na infância e pode ser muito diferente de pessoa pra pessoa. Também há variação dos graus, que pode ir do leve ao avançado.
  • Mesmo com as variações, em geral as pessoas autistas apresentam alterações em três aspectos: a comunicação, a interação social e o comportamento. A falta de contato visual, a irritação com barulhos, dificuldades com a quebra de rotina e interação com outras pessoas ou ambientes diferentes são características bem comuns.
  • Alterações sensoriais, como a intolerância a alguns tipos de textura, seletividade alimentar, comportamentos repetitivos e foco exacerbado em assuntos específicos também são sinais.
  • Outra coisa importante que todos saibam sobre o desenvolvimento dos autistas, é que se corretamente diagnosticados, eles podem se desenvolver muito melhor com ajuda de terapias, psicólogos, esportes e outros tratamentos.
  • E não posso deixar de falar da lei, a 12.764, que determina os direitos da pessoa com autismo e auxilia em diversos aspectos, então é importante conhecer.

Promova inclusão e informação no Dia Internacional da Síndrome de Down

Como ajudar e interagir com essa causa?

Recomendo que conheça o trabalho dessas organizações:

  • A FEPE – FUNDAÇÃO ECUMÊNICA DE PROTEÇÃO AO EXCEPCIONAL, oferece oficinas de horta, de criatividade e projetos como a cozinha pedagógica, que incentivam a interação social, o desenvolvimento intelectual e autonomia.

Site: https://www.fepe.org.br/

Insta: https://www.instagram.com/fepe_ecumenica/

  • A Associação Kasa do Autista, além de dar assistência e incentivar a pesquisa, também desenvolve projetos que ajudam as famílias, como o “cuidar de quem cuida” e programas para auxiliar os autistas na adaptação e integração social.

Site: https://www.facebook.com/associacaokasadoautista/

Insta: https://www.instagram.com/assossiacaokasadosutista/

E claro, tem também o trabalho das APAES que já é bastante conhecido em todo o país.

Site: https://apaecuritiba.org.br/

Insta: https://www.instagram.com/apaecuritiba/

Então, se você quer ajudar essa causa, pode falar sobre o abril azul nas suas redes sociais, estudar mais sobre o tema e entrar em contato com essas organizações que citei aqui.

Encerro a coluna de hoje com uma frase de uma amiga que é mãe de autista: “nem todo ser humano é autista, mas todo autista é um ser humano e como tal deve ser respeitado em suas diferenças”.

Educação Financeira: um bem necessário (e urgente)

Então, não só nesse abril azul, mas sempre, te convido a adquirir e levar mais conhecimento adiante para combater o preconceito e garantir os direitos dessas pessoinhas tão especiais.

Voltar ao topo