Educação Financeira: um bem necessário (e urgente)

Foto: Pixabay

Hoje a gente vai falar de educação financeira, um assunto que interessa a todos, mas que a gente não foi muito preparado pra debater. Até porque, muitos de nós nem recebemos algum ensinamento ou orientação pra lidar bem com as finanças. Não é à toa que tem tanta gente no aperto pra conseguir pagar as contas.

E você? Tem que fazer mágica pra conseguir manter as dívidas em dia? Como anda a sua saúde financeira?

Dia Internacional das Mulheres: saia do óbvio e das mensagens bonitinhas

Eu já começo respondendo e contando que tive sorte. Minha irmã Cris foi quem me deu as primeiras lições sobre orçamento e sobre como gerenciar meu dinheiro, assim que comecei a trabalhar. Ela dizia que nunca devia se pagar o mínimo do cartão, que era preciso anotar os gastos pra não extrapolar o orçamento e que era importante poupar para conquistar aquilo que desejamos. Ensinamentos básicos, mas essenciais, que me fizeram lá na década de 90 adotar o caderninho do orçamento, que hoje virou planilha.

Cinco motivos para você ajudar uma ONG hoje mesmo

Mas sei que pouca gente teve esse privilégio de receber orientações, e isso se confirma quando os dados mostram que cerca de 76% das famílias brasileiras estão endividadas e que 29%, por não conseguirem pagar suas dívidas, já estão inadimplentes. Números que assustam a gente, né?

Mas como não dever nada a ninguém?

Esse é sonho de consumo de muita gente. Poder deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente. Sem dever pra banco, pra agiota, pro parente ou vizinho. Mas antes de te dar 5 dicas valiosas, quero aproveitar pra te contar sobre o que 3 ONGS fazem pra educar a população nesse sentido. Vale a pena conhecer e apoiar o trabalho dessas instituições.

  • O Instituto Tibagi, além de oferecer educação básica sobre finanças para jovens, também tem um programa de finanças e empreendedorismo para as famílias.

Site: https://www.institutotibagi.org.br/

Insta: https://www.instagram.com/institutotibagi/

  • A Jr. Achievement oferece o programa “Meu dinheiro, meu negócio” que ensina a poupar e investir de forma inteligente.

Site: https://jabrasil.org.br/ 

Insta: https://www.instagram.com/@japarana_/

  • A ONG GERAR tem o projeto MEGA, que dissemina a cultura do empreendedorismo e geração de renda, o que consequentemente vai ajudar na educação financeira.

Site: https://gerar.org.br/ 

Facebook: https://m.facebook.com/gerarcuritiba/

+ Leia mais: Solidariedade na volta às aulas: ajude a construir um futuro melhor

5 dicas valiosas para melhorar sua saúde financeira e fazer algo por essa causa

1. Tenha um orçamento e anote seus rendimentos (salário, renda extra, etc.) e seus gastos fixos e variáveis. Nunca se pode gastar mais do que se ganha.

2. Crie o hábito de poupar pelo menos um pouquinho todo mês. Assim você cria uma reserva de emergência pra não passar aperto no futuro.

3. Evite dívidas desnecessárias e use o cartão de crédito com consciência para comprar apenas aquilo que cabe no seu orçamento e de forma planejada. E cuidado: parcelamentos longos e pagamento de juros também são grandes vilões da sua saúde financeira.

4. Estude e invista: conhecer mais sobre as formas de melhorar as finanças e investir são boas maneiras de guiar sua vida financeira para a prosperidade.

5. Ajude uma ONG que trabalha por essa causa. Assim, você estará impulsionando o bem-estar financeiro das pessoas, a empregabilidade e o desenvolvimento de habilidades para geração de renda.

>>> Dengue mata pelo menos 60 no Paraná! Não deixe o mosquito te pegar

Espero que tenha curtido esse conteúdo e que a gente se veja por aqui na semana que vem.  Até lá!


>>> Acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom

Voltar ao topo