Como você pode ajudar a proteger crianças e adolescentes?

Foto: Freepik.

Sabia que a gente está no Maio Laranja? Esse é o mês do combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. E a gente tem sim que falar sobre isso, porque o Brasil, infelizmente, ocupa o 2º lugar mundial no ranking de casos registrado de violência sexual contra menores de idade. Uma tristeza estar no topo desse ranking que nenhum país quer estar. Isso mostra uma dura realidade que precisa da nossa ajuda e do nosso olhar atento pra ser combatida com urgência. A gente ouve sobre isso, acha chocante, mas é hora de agir, por isso hoje a gente vai deixar dicas de ações concretas que ajudam a proteger nossas crianças e jovens.

O que é possível fazer por essa causa?

  • Primeiramente a gente pode se informar sobre como denunciar. Porque só 7% dos casos são denunciados atualmente. Isso mostra também o quanto as vítimas que estão extremamente vulneráveis e traumatizadas se sentem inseguras, ou não sabem como buscar ajuda. Nota aí: o disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, e também aos sábados, domingos e feriados. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer lugar do Brasil de telefone ou móvel. Então anota esse número porque essa sim é uma informação importante de ser compartilhada.
  • E por falar em compartilhar, compartilhe esse link, ou curta esse post nas redes sociais. Assim você vai garantir que esse conteúdo chegue a mais pessoas.
  • Outra coisa que a gente pode fazer é falar sobre o tema com filhos, sobrinhos, afilhados, crianças e jovens que façam parte do seu convívio. E se você é professor, pode alertar sua turma também. Aliás, a escola é um ambiente onde geralmente os professores identificam quando a criança ou jovem está sofrendo alguma violência.
  • E por último, mas não menos importante, você pode conhecer, apoiar e divulgar ONGs que atuam diretamente com as vítimas.

A Fundação Iniciativa trabalha há 35 anos acolhendo e protegendo crianças que foram afastadas das suas famílias por questões de violência, abuso sexual ou negligência. Lá eles trabalham 24 horas por dia e promovem campanhas de conscientização, treinamento para profissionais que trabalham diretamente com crianças e adolescentes, redes de proteção e assistência psicológica, jurídica e social. O trabalho de defesa de políticas públicas na prevenção, detecção e punição do abuso e exploração sexual também é realizado pela ONG.

> > Veja mais no site oficial e no perfil do Instagram

E o Instituto Construindo um Lugar Seguro ajuda a garantir os direitos de crianças e adolescentes, treinando educadores, psicólogos, assistentes sociais, professores, outras ONGs e famílias para enfrentar problemas sociais, criar e fortalecer redes de proteção. A gente deixou os contatos dessas ONGs nas redes sociais e na coluna Causando na Tribuna do Paraná. Então você já pode ajudar curtindo e comentando a postagem para que a gente consiga levar essa mensagem pra ainda mais pessoas. Uma de suas iniciativas é o Projeto José, que fala sobre violência doméstica, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Eles oferecem capacitações para adultos, buscando fortalecer também atitudes que expressem valores como respeito e ética.

>> Veja mais no site oficial e no perfil do Instagram

Bora causar o bem? Te vejo na próxima semana!

Voltar ao topo