Bienal traz a Curitiba o melhor da arte contemporânea mundial

Benjamin Yin Peng , Li Zexuan - representante da Seção Cultural da Embaixada da República Popular da China, Chen Chunmei -, Tício Escobar - curador, Luiz Ernesto Pereira Meyer - diretor da Bienal de Curitiba , Juliana Vosnika - Diretora-presidente do MON, Jader Alves, Diretor-Geral da SEEC e secretário em exercício, Marili Azim coordenadora do Sistema Municipal de Museus. Crédito Mariana Bernal

Em fase de finalização de montagem nos vários espaços culturais que vai ocupar, a Bienal de Curitiba’17 está praticamente pronta para a abertura programada para este sábado, dia 30, no Museu Oscar Niemeyer (MON). Dedicada aos opostos, porém convergentes, o título “Antípodas – Diverso e Reverso” sintetiza esta edição do evento, que homenageia a China, país situado diametralmente em oposição ao Brasil. A sinergia criada pela diversidade e o enriquecimento que as diferenças proporcionam são os pontos fortes do conjunto das exposições da Bienal, de acordo com o criador do conceito e um dos curadores da mostra, o crítico e pesquisador paraguaio Tício Escobar, que tem atuação também no Chile e Espanha. Para o diretor geral do evento, Luiz Ernesto Pereira, a Bienal traça um panorama mundial do que mais expressivo se faz hoje em arte contemporânea no mundo, com a contribuição de 42 países dos cinco continentes; e, em especial, apresenta a maior e mais importante exposição de arte chinesa já realizada fora da China. “A China vem ganhando reconhecimento crescente em museus de todo o mundo”, disse, ao apresentador os curadores e alguns artistas nacionais e estrangeiros para a imprensa nesta quarta-feira, 27.  Entusiasmada com a proporção que a Bienal já alcançou, a vice-presidente do Grupo de Arte e Entretenimento da China (CAEG), Chen Chunmei, representando o governo chinês, disse acreditar que o evento vai marcar a crescente história do intercâmbio cultural entre a China e os países do Cone Sul da América do Sul. Ela fez uma rápida exposição da divulgação que a Bienal de Curitiba está obtendo na China.  Espalhada por quase cem espaços por toda a cidade, com ramificações levadas a Florianópolis, Buenos Aires e Mar Del Plata, a Bienal Internacional de Curitiba será aberta ao público no domingo, dia 1 de outubro. No sábado, será inaugurada a obra em homenagem ao filósofo Confúcio (551 – 479 a.C), feita em bronze fundido pelo artista Wu Weishan, doada a Curitiba pelo governo chinês e instalada no agora chamado Largo da China, na esquina das ruas Marechal Hermes e Deputado Mário de Barros, no Centro Cívico.

Paisagismo no Mundo é tema de workshop em Curitiba

Promovida pelo Centro Europeu, a atividade especial será comandada pelo designer Claudia Canales
Promovida pelo Centro Europeu, a atividade especial será comandada pelo designer Claudia Canales

Neste sábado, dia 30 de setembro, o Curso de Design de Interiores do Centro Europeu, uma das principais escolas de profissões da América Latina, vai apresentar uma oficina inédita que terá como tema o “Paisagismo no Mundo”. Paisagismo é o elemento da arquitetura que constitui na concepção e composição estética de parques, praças, jardins e outros espaços naturais e urbanos. A atividade proposta pelo Centro Europeu será comandada pela renomada designer e paisagista Claudia Canales. O evento vai discutir conceitos e práticas de paisagismo adotadas no mundo todo, abordando o histórico da profissão e destacando o trabalho dos melhores paisagistas da atualidade. Com um trabalho focado em técnicas de paisagismo não agressivas ao meio ambiente, Claudia Canales vai compartilhar toda a sua experiência com o público, de forma dinâmica e interativa. Voltado para designers, arquitetos estudantes e demais interessados no segmento, o workshop vai orientar os participantes com dicas para o processo criativo de elaboração de jardins contemporâneos baseados nas principais tendências mundiais.

Encontro interdisciplinar vai debater o Direito, a Literatura e o Meio Ambiente

Evento promovido pela Revista PUB nos dias 8 e 9 de novembro em São Paulo, capital, conta com o apoio da APEP
Evento promovido pela Revista PUB nos dias 8 e 9 de novembro em São Paulo, capital, conta com o apoio da APEP

Com a proposta de promover o diálogo entre os profissionais das áreas jurídica e letras, sobre a análise da questão ambiental e da ocupação dos espaços urbanos, acontece no mês de novembro, em São Paulo, capital, o evento “As letras e as leis: diálogos interdisciplinares – Direito, Literatura e Meio Ambiente”. O encontro promovido pela Revista PUB – Um diálogo entre a Literatura e o Direito, tem apoio da APEP, do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública, do Sindiproesp, da Associação Juízes para a Democracia, da Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas, entre outras instituições. O procurador do Estado do Paraná Carlos Frederico Marés de Souza Filho será um dos palestrantes convidados. Ele participa da Mesa I: Socioambientalismo e Literatura de Resistência, com a palestra “Literatura Latino-Americana do Século XX e o Socioambientalismo”. Carlos Marés também será debatedor, ao lado do escritor Márcio Souza, após a fala do jurista Dalmo Dallari sobre o tema “Invasão de terras indígenas: passo para a agressão ambiental”. O escritor Ignácio de Loyola Brandão será o homenageado do evento. O encontro interdisciplinar vai acontecer nos dias 8 e 9 de novembro, no Centro Universitário Maria Antônia, da Universidade de São Paulo (USP). Os interessados em participar devem se inscrever com antecedência, pois as vagas são limitadas. Será fornecido certificado de frequência de 27 horas. Mais informações e inscrições, acesse https://www.revista-pub.org/.

Maiores nomes do Judô brasileiro participaram de Clínica para mais de 300 atletas no Santa Mônica

4bel

Os judocas Tiago Camilo, Maria Portela e os treinadores Max Trombini e Donomai estiveram no Santa Mônica Clube de Campo, na Região Metropolitana de Curitiba, no último final de semana, para compartilharem suas experiências e conhecimento técnico a fim de melhorar o rendimento e incentivar as jovens promessas a seguirem firme no esporte. A Clínica de Judô, que contou com a participação de cerca de 300 atletas, foi promovida pela Federação Paranaense com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do esporte no Estado. Tiago Camilo, medalhista de prata na Olimpíada de Sydney 2000 e de bronze em Pequim, dividiu a sua clínica em duas partes, no domingo (24)  pela manhã falou sobre os fundamentos do Judô e, à tarde ministrou uma palestra contando um pouco sobre a sua trajetória, os obstáculos e as suas vitórias. Segundo ele, é importante que a nova geração conheça os fundamentos do Judô, que são exercícios importantes para o desenvolvimento. “Fico honrado, muito feliz de passar um pouco da minha história e falar da experiência que tive como integrante da seleção por 19 anos. As crianças precisam deste estímulo, essa vivência, que faz uma diferença muito grande na vida delas”.

Gabriel Medina ganha de Guaraná Antarctica prancha de surf produzida com garrafas PET

 A prancha entrará para o acervo pessoal do atleta e o acompanhará no World Surf League (WSL)  
A prancha entrará para o acervo pessoal do atleta e o acompanhará no World Surf League (WSL)

Guaraná Antarctica, marca brasileira parceira do surf, inova e lança a Prancha PET, uma prancha de surf fabricada a partir de garrafas pet recicladas. Com esta novidade, a marca reafirma seu compromisso com o meio ambiente e anuncia uma nova meta sustentável: garantir, até 2025, o recolhimento ou a reutilização do equivalente a 100% das garrafas PET comercializadas para a produção de novas garrafas. A apresentação da prancha aconteceu hoje, no dia 27 de setembro, no Instituto Gabriel Medina, em Maresias, com a presença do campeão mundial e da surfista Marina Werneck. A iniciativa de Guaraná Antarctica alia duas plataformas importantes da marca: o surf e a inovação. Produzida em parceria com Neco Carbone, famoso shaper do litoral paulista que há mais de 40 anos se dedica à arte do shape e atrai atenção de surfistas de todo o mundo, a Prancha Pet foi feita com 756 garrafas pet, o que representa 80% de sua composição. A novidade tem estabilidade e flutuação semelhantes às pranchas convencionais e será um presente de Guaraná Antarctica para o campeão mundial Gabriel Medina.  “Guaraná Antarctica é uma marca que convida os consumidores a aproveitarem os bons momentos da vida e o surf está diretamente conectado a esse conceito. A Prancha PET é inovadora e reforça a natureza da marca”, afirma Fernando Soares, vice-presidente de marketing de Guaraná Antarctica. Além da prancha, Guaraná Antarctica ainda prepara mais uma surpresa para quem curte o estilo de vida do esporte e o surfwear. Aliando moda e sustentabilidade, a marca lança em parceria com outro grande incentivador do surf, a Rip Curl, uma coleção exclusiva com camisetas feitas com fibra de garrafas PET. Os modelos levam em sua composição 50% de algodão e 50% de poliéster de garrafa PET. As camisetas poderão ser compradas pelo site http://www.ripcurl.com.br.

Voltar ao topo