Baile de Debutantes do Clube Curitibano

O presidente, Renato Ramalho, com a primeira-dama, Laura Fagundes Ramalho, antes do início do baile Foto: Cintya Hein.

Cerca de 1.500 pessoas passaram pelo Baile de Debutantes do Clube Curitibano, no último sábado, no Salão Azul. Durante a festa, 83 debutantes participaram do tradicional evento realizado desde 1951. O baile começou às 22h, com o desfile das meninas em uma passarela montada no centro do salão e a entrega de uma joia a cada uma delas, que foram recepcionadas pelo presidente Renato Ramalho e a primeira-dama Laura Fagundes Ramalho. Depois da valsa, a festa rolou madrugada adentro, com muita música, e só terminou após o café da manhã.

Ao deixar a passarela de desfile debutantes são recebidas pelos recepcionistas do baile . Foto: Cintya Hein.
Ao deixar a passarela de desfile debutantes são recebidas pelos recepcionistas do baile . Foto: Cintya Hein.
A debutante Luana Sócio Nissel dança a valsa com o avô. Foto: Cintya Hein.
A debutante Luana Sócio Nissel dança a valsa com o avô. Foto: Cintya Hein.

 

 

A debutante Khadija Assis Pacholatto dançando a valsa com o pai, Elizeo Pascholatto Júnior. Foto: Cintya Hein.
A debutante Khadija Assis Pacholatto dançando a valsa com o pai, Elizeo Pascholatto Júnior. Foto: Cintya Hein.

 

 

 

 

 

 

Oktoberfest na Navalha: happy hour com cervejas em dobro

1bel

Para celebrar a Oktoberfest, durante o mês de outubro a barbearia e bar Navalha, Beer & Co. faz uma promoção que vai alegrar os cervejeiros. Nas duas unidades, no Batel e Mercês, o happy hour de segunda a quarta-feira conta com double drink de cervejas  long neck Sol e Budweiser. O cliente paga (R$8) uma e leva duas. A promoção é válida das 17h às 20h, ideal para sair do trabalho e encontrar os amigos.  As duas unidades da Navalha contam espaço ao ar livre, além de salão interno equipado com balcão e lounge. A unidade do Batel fica perto da Praça Espanha e tem como diferenciais mesas com vista para aquele tradicional ponto de encontro. Já nos Mercês, a Navalha tem um deck frontal, com mesas e cadeiras, e um lounge nos fundos, mais reservado. O conceito da Navalha, Beer & Co é o de unir barbearia e bar. As lojas oferecem um extenso menu de bebidas e cervejas especiais, ao mesmo temo que seus barbeiros são especializados em cortes de cabelo, barba e bigode.

Em primeira mão

Zilda Fraletti Foto: Gerson Lima
Zilda Fraletti Foto: Gerson Lima

A Galeria Zilda Fraletti recebeu convidados para inauguração da exclusiva exposição Desnorteamentos: João & Maria, da artista paulista Katia Canton. O coquetel apresentou os detalhes das obras únicas e personalizadas que ficarão em exposição na galeria até o dia 28 de outubro..

Obesidade saudável existe

* Salma Ali El Chab Parolin é médica endocrinologista, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-PR) e professora da Escola de Medicina da PUC-PR
* Salma Ali El Chab Parolin é médica endocrinologista, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-PR) e professora da Escola de Medicina da PUC-PR

A obesidade é conhecida como um acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal que representa um risco para a saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). E quais seriam esses perigos?  Seriam as doenças cardiovasculares, tais como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, hipertensão Arterial, diabetes do tipo 2, doenças hepáticas e vários tipos de câncer. Temos aproximadamente 80 mil óbitos ao ano devido à obesidade e suas complicações. Dados recentes mostram que mais de 50% da população de Curitiba tem excesso de peso. Ela é considerada uma doença inflamatória crônica, produz citocinas, que são proteínas que regulam o crescimento e atividade de células imunes responsáveis pela inflamação. Este estado eleva o risco de desenvolvimento de doenças debilitantes, como as citadas anteriormente. Um estudo dinamarquês recente demonstrou que, mesmo indivíduos obesos e saudáveis metabolicamente (com HDL, triglicerídeos, glicemia e pressão normais) apresentam maior propensão ao desenvolvimento dessas patologias quando comparados com a população de peso normal e saudável. Isso seria consequência dessa reação inflamatória crônica provocada pela obesidade, que leva a um envelhecimento precoce das células. Com o envelhecimento há uma diminuição da função física de todos os indivíduos. Porém, a população obesa e saudável mostrou uma piora da mesma e também apresentou mais dor corporal em comparação aos adultos com peso normal. A importância dessa constatação é que o exercício físico controla, de forma direta, os processos inflamatórios e a diminuição da realização dos mesmos elevaria o risco de doenças mais graves. A conclusão a que se chega é que a obesidade, por si só, independente dos exames bioquímicos apresentados pelo indivíduo, é uma ameaça para o desenvolvimento de doenças que geram uma diminuição de qualidade de vida e aumento da mortalidade da população mundial. Portanto não existe obeso saudável. Essa condição pode mudar a qualquer momento, assim o excesso de peso corporal tem de ser evitado e tratado sempre.

Voltar ao topo