Novíssima geração

Júlia & Rafaela lançaram na semana passada o novo EP da dupla, com canções de autoria própria. Foto: Reprodução/Instagram

Falar aqui da concorrência e das dificuldades em se tornar um cantor sertanejo seria repetitivo e chover no molhado. Afinal, já conversamos sobre esse assunto diversas vezes e é algo muito perceptível, tamanho número de duplas e cantores que se apresentam em barzinhos e baladas nesse Brasil afora.

Mas e quando a oportunidade aparece quando menos se espera e ainda tão jovem, antes mesmo de projetar uma carreira? Foi exatamente isso que aconteceu com a dupla Júlia & Rafaela. As irmãs gêmeas têm apenas 16 anos e começaram de brincadeira, fazendo covers na internet, até que a coisa ficou mais séria.

“Começamos com cinco anos, cantando ‘Beijinho Doce’, gostamos da música, nos apaixonamos e aos 13 anos nossa irmã mais velha criou um canal no YouTube de brincadeira. Gostamos disso e depois de um tempo conhecemos o escritório, viemos para Maringá e a Universal entrou em contato”, explicou Júlia.

Naturais de Campo Verde, Mato Grosso, as duas se mudaram há pouco tempo para Maringá, me fazendo lembrar uma história bem semelhante. Tentando achar o caso de cantores que já estouraram tão novos, me veio à cabeça Luan Santana, que saiu do Mato Grosso do Sul para Londrina e aos 17 anos já fazia shows em diversas cidades.

“É interessante e isso vai nos dar uma experiência, vamos crescendo a cada projeto. É normal não dizerem que temos 16 anos”, disse Rafaela.

E, de fato, pela potência das vozes das duas, ninguém diz que são tão novas. Até por terem tons parecidos, elas demonstram uma qualidade no palco indiscutível. Porém, com o lápis na mão elas encontraram uma nova qualidade.

“Foi do nada. Não imaginávamos como era composição. Começamos a compor com amigos, gostamos e vimos que poderíamos fazer musica com a nossa cara”, destacou Júlia.

Com um gosto mais voltado ao romantismo, as irmãs se inspiram em Teodoro & Sampaio, Simone & Simaria e Maiara & Maraísa. O novo trabalho, chamado Canção Favorita conta com seis músicas inéditas, sendo cinco de autoria delas, uma, inclusive, com participação de Bruno & Barretto, na canção Declaração não Digitada, além da aposta principal, Ordem de Despejo. É o futuro do sertanejo virando realidade.

Shows

Na sexta-feira, Day & Lara são a atração da Wood’s, enquanto Almir Sater sobe ao palco do Teatro Guaíra. No mesmo dia, a dupla Chitãozinho & Xororó se apresenta no Teatro Positivo, com direito a repeteco no sábado.