Comparação

Perguntaram certa vez a Santo Agostinho, o que é o tempo? O tempo existe, mas não sei o que é, respondeu. E porque não sabemos o que é o tempo, brincamos com ele. Entre outras coisas, o desprezamos para provocar o passado e fazer comparações.

No futebol, as comparações não são ingênuas por ignorar o tempo. São ingênuas por serem apaixonadas. Eu gosto de fazer comparações. Provoca emoção usar fatos passados ou presentes para enfrentar uma questão. No futebol, em regra, as comparações dão vitória ao passado. Não necessariamente o passado remoto, pode ser o do minuto que passou. Quem ainda não é saudosista, um dia será.

Escrevi, ontem, que Felipão não só gostou de Fernandinho, porque é obrigado a gostar de craque. Mas, porque se agarrando a coincidências, lembrou que Fernandinho é da mesma escola de Kleberson, que arrumou o meio campo do Brasil em 2002. A escola é o CT do Caju, do Atlético. Lembram? Está na biografia de Felipão escrita por Ruy Carlos Osterman: porque os avanços de Cafu escancaravam a defesa sem cobertura, Felipão na dúvida pediu para o seu empresário Gilmar Veloz perguntar a Paulo Cezar Carpegiani, o que ele faria. Colocaria Kleberson, respondeu.

As três linhas que escrevi provocaram uma enxurrada na minha caixa eletrônica, perguntando: Fernandinho é melhor do que foi Kleberson?

Não é uma questão para principiante. Há fatos que estimulam discussões, desafiam teoria e teóricos. O tempo é o primeiro. Entre 2002 de Kleberson e 2014 de Fernandinho, passaram-se 12 anos, que convenhamos, não é pouco tempo. Para enfrentar esse fato, é preciso responder o que mudou do tempo de Kleberson para o tempo de Fernandinho. Eventual mudança influi na comparação?

O segundo fato são as características dos dois craques. Podem não ser semelhantes, mas são similares. Como Fernandinho, Kleberson jogava protegendo a zaga, mas tinha bola para ir em frente, como na criação do lance do primeiro gol de Ronaldo Fenômeno, na final contra a Alemanha.

Confesso minha humildade: não estou, ainda, preparado para enfrentar a questão. O leitor que me ajude: Kleberson ou Fernandinho? Escrevam.

Só não esqueçam que Kleberson já foi campeão do mundo.