Os tipos de whey

Bom dia amigo leitor! Continuando o papo de ontem, acredito que você pode ter se interessado pela possibilidade de incluir uma whey protein em sua rotina diária. Ontem tirei a maioria de suas dúvidas a respeito da sua origem ser natural, de seus benefícios e vantagens, mas ainda tem mais coisas para falar.

Hoje começaremos a falar dos tipos de whey disponíveis no mercado. Existe muita confusão sobre isso e caso esteja desinformado, você pode correr o risco de tomar um produto de qualidade inferior, ou até mesmo desperdiçar dinheiro comprando um produto mais caro do que realmente precisa.

Nem toda whey protein é igual, apesar de todas serem feitas a partir do soro de leite. O que muda é a concentração de proteína versus gordura e lactose desse soro de leite usado na fabricação. O soro de leite na sua forma original parece um azeite e contém apenas 15% de proteína. Esse soro vai sendo filtrado, eliminando com isso cada vez mais a lactose e as gorduras, e pode chegar a mais de 90% de proteínas. Por essas diferenças, as wheys são classificadas em concentradas, isoladas e as hidrolisadas.

A whey protein concentrada, ou simplesmente WPC, é a primeira proteína que a maioria das pessoas começa a utilizar. Pode chegar a até 80% de proteína, mas também podem conter bem menos, pois existem WPCs no mercado a partir de 35% de proteína, sendo muito carregadas em gorduras e lactose, não havendo muitos benefícios em seu uso, apesar de serem as mais baratas, portanto mais atrativas, deixam o indivíduo frustrado e insatisfeito, pois ela “pesa” mais para ser absorvida, causando uma sensação de inchaço, muitas vezes levando a processos de fermentação que causam gases incômodos e desconfortáveis. Por esse motivo, a maioria dos profissionais recomenda não utilizar uma WPC abaixo de 70% de concentração proteica. Ou seja, na dosagem padrão de 30g que a maioria dos rótulos sugere, 70% devem ser de proteína, o que equivale a 22g.

Quem tem intolerância à lactose não pode utilizá-la, pois ainda possue um pouco de lactose. Logo, existem casos em que realmente se necessite que seja uma proteína isolada, ou até mesmo uma Hidrolisada. Falaremos delas e de casos específicos nas próximas colunas.

Na hora de comprar uma whey protein, primeiramente procure uma loja especializada onde você possa receber esse tipo de orientação. Cuidado para não comprar de contrabandistas que trazem produtos falsificados ou proibidos do Paraguai. Uma boa WPC 70% pode ser encontrada no mercado a partir de R$ 80,00 e rende 30 doses.

Amanhã continuamos falando sobre isso e exterminando todas as dúvidas que ainda existam sobre os outros tipos, casos, bem como as formas de tomar. Continue acompanhando!

Grande abraço.

André Pajé