A saúde é o maior patrimônio de uma família

Saudações amigos leitores. Sei que tenho meus amigos da Tribuna e do Paraná Online que lêem está coluna ou visitam meu blog quase que diariamente. Mas também sei que tem alguns leitores que não se interessam tanto por esse papo de ficar sarado e de academia, porém tenho certeza que quando falamos de saúde, algum tema ou outro encaixam perfeitamente na situação e realidade individual de muitos deles.

Pois, seja pelo amor ou pela dor, todos nós em algum momento de nossas vidas vamos ter que nos preocupar com essas questões de alimentação, exercícios, conhecimentos e hábitos, que foram sempre tão simples para nossos pais e avós, porém para nós se torna tudo tão complicado, não tanto pelo acesso a informação, mas principalmente para conseguir ter a ação correta, nesse nosso estilo de vida moderno.

Então essa é a chave: conseguir sair da paralisia e conseguir ter alguma ação concreta. Só que pelo acesso rápido à informação, a busca por soluções milagrosas e um mercado voraz de produtos e profissionais querendo lucrar com tudo isso, é muito difícil saber o que fazer, principalmente como não perder saúde e dinheiro.

Temos falado bastante aqui sobre tudo isso. E também que nenhuma atitude em isolado vai funcionar, como comer só carne e salada, trocar o almoço por um Shake, aquela aula nova da academia, etc.

Muitas vezes eu me sinto impotente ao ficar falando da importância dessas coisas, mas não conseguindo enfim emendar nenhum tipo de atitude concreta na vida dos leitores. Afinal de contas, como já disse antes, o acesso a informação de qualidade não é o problema e isso é a única coisa que posso de fato aqui garantir todos os dias.

Gostaria aqui de fazer uma proposta para uma ação concreta para todos os leitores. Essa ação concreta na verdade é o ponto de partida, que significa literalmente extrair o diagnóstico da situação, ou seja: ir a qualquer médico clínico geral e solicitar os exames de rotina, que são os de sangue, para ver colesterol (bom, ruim, etc), os de urina, etc. Você deve falar que não tem nenhuma doença, porém quer dar enfoque ao aspecto preventivo da sua saúde.

Esse é o primeiro passo, e 80% dos brasileiros “reprovam” em alguns desses exames. Ou seja, tem níveis maior de açúcar, gordura ou alguma outra desordem metabólica. Mas esses resultados servem para orientar o que pode ser feito na alimentação e nos exercícios para reverter o processo.

E na grande maioria das vezes, indolores ajustes nos hábitos fazem todos os níveis voltarem ao normal, além de proporcionar a melhoria estética da pessoa, só que de dentro para fora e não de fora para dentro. Falaremos mais disso nas próximas semanas. Mas não esqueça de nossa parceria: de minha parte a informação e da sua a ação. Se não puder fazer isso por você, não poderá reclamar depois. Grande abraço!