É possível enriquecer com baixo salário?

Imagem: Arquivo Tribuna do Paraná

Não é à toa que o brasileiro tem enormes dificuldades para obter uma vida financeira equilibrada ou até mesmo em condições para uma vida tranquila e digna, afinal, a grande maioria percebe baixos salários em seus empregos.

Quase metade (49,3%) da população ocupada brasileira está em empregos de baixo salário, com pouca estabilidade, sem rede de proteção social e com jornadas longas. É o maior patamar já registrado pelo índice criado pelo pesquisador Bruno Ottoni, da Consultoria IDados.

Ottoni cruzou os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), de 2016 até o terceiro trimestre deste ano, quando havia 45,8 milhões de trabalhadores nessas condições.

Com todos esses fatos uma das perguntas mais frequentes entre os brasileiros certamente é a seguinte: “É possível enriquecer com baixo salário? ”. Você já leu esse artigo: Desafio da riqueza: 6 sacrifícios que você precisa fazer para aumentar as chances de ficar rico

O brasileiro se seguir as regras impostas pelo governo, pelo INSS, garantirá uma aposentadoria ainda que baixíssima. O fato é que queremos algo a mais, queremos ter uma liberdade financeira, poder consumir coisas que nos faz bem, uma boa alimentação, possibilidade de viajar e sair com a família, filhos, uma boa escola para as crianças, enfim, uma tranquilidade financeira.

Como o salário é baixo, sei que é normal a maioria não sentir segurança em fazer planos para o futuro, afinal, é um desafio enorme quitar as despesas mensais e ainda almejar algo para o futuro.

Na realidade o caminho aqui não é administrar o baixo volume financeiro que você tem, você precisa criar prosperidade, oportunidades que te levem a este novo patamar financeiro. Por isso, eu separei alguns passos para te ajudar nessa jornada:

1º Passo: Adquirir conhecimento; seja na área financeira e de negócios (e isso eu te ajudo aqui semanalmente ou no canal Amigo de Negócios) para que você possa enxergar e agir em busca de novas oportunidades é necessário estudar e muito. Existem inúmeras plataformas digitais que oferecem cursos gratuitos como SEBRAE, SENAC, Banco Central, entre outros. Você já leu esse artigo: Cinco serviços que você paga, mas que existem de graça

Com os estudos em dia surgem novas oportunidades, pois você enxerga o que não enxergava antes, além disso aumentam as oportunidades de trabalho para salários melhores ou até mesmo para negócios interessantes em contra turnos. Você começa a experimentar novos ambientes, novos networkings, gerando novas experiências e esperanças.

O sacrifício é inevitável, mas os resultados são promissores, não deixe de seguir essa dica, pois ela é a principal de todas.

2º Passo: Ficar antenado(a) as tendências do mercado. Talvez você tenha alguma formação que atualmente não tem muita valorização financeira ou tem uma concorrência gigantesca que não te possibilita crescimento, portanto, talvez seja a hora de rever seu projeto de vida, sua profissão, seu curso, é doloroso, eu sei, mas você precisa considerar esta hipótese. A tecnologias vieram para ficar, substituindo os espaços de muitas profissões, não tente enfrentar o progresso, busque se adaptar as novas realidades, isso é o desenvolvimento primordial da inteligência emocional, a busca do mindset de crescimento.

3º Passo: Renda extra é fundamental. Caso você tenha pressa nessa mudança financeira, pois estudar leva algum tempo para colheita dos resultados, você pode também optar por renda extra para os investimentos. Esse caminho te ajudará a acelerar seus ganhos.

Leia também: Ideias de renda extra para quitar dívidas e potencializar seus investimentos

Invista primeiro em VOCÊ! É o caminho para aumentar a renda. É a oportunidade de vida que você tanto merece! Investindo em você, no seu conhecimento, você possibilita alcançar a independência financeira.

Meu nome é Marlon Roza, sou seu Amigo de Negócios.
Para mais dicas me siga no: Instagram (@amigodenegocios) e YouTube (youtube.com/amigodenegocios)