É melhor investir em Poupança, CDB ou Tesouro Selic?

Certamente se você não conhece nada sobre o mundo dos investimentos tem em mente os seguintes posicionamentos: a) “Se sobrar dinheiro vou colocar tudo na poupança para me garantir para o futuro”; ou ainda b) “Ao sobrar dinheiro, preciso aplicar na poupança para poder render para o futuro. ”

E se eu te falar que esses posicionamentos estão totalmente equivocados e podem ser tão maléfico a você ao ponto de inclusive não te garantir o futuro que almeja?

Sei que há em sua mente uma dúvida latente sobre as finanças do seu futuro, seja para objetivos de médio ou longo prazo. O problema é que te ensinaram que a poupança é o melhor caminho a garantir prosperidade no tempo (essa era a história que os “bancões” te contavam apenas como um produto vantajoso a eles), mas infelizmente não é.

Para os próximos parágrafos, te convido a construir um raciocínio lógico comigo. Topa? Então vamos lá….

Poupança: Até 2012, a regra de retorno ao investir dinheiro na poupança era a seguinte: taxa de juros de 0,5% ao mês + Taxa Referencial (TR). Como a TR tem sido zero desde 2017, e como os juros são compostos, os rendimentos pela norma antiga são de 6,16% ao ano, aproximadamente), após 2012 essa lógico mudou um pouco e passou a seguir a seguinte regra: a) Quando a Selic for maior que 8,5% ao ano, o rendimento é igual ao anterior: 0,5% ao mês + TR; b) Quando a Selic for menor ou igual a 8,5% ao ano, o rendimento é de 70% da Selic + TR.

Veja que a regra para poupança piorou consideravelmente, não sendo nenhum pouco atrativo aos brasileiros.

Somado a este fato das novas regras, precisamos também levar em consideração o IPCA, índice que mede a inflação em nosso país. Atualmente o IPCA acumulado de 12 meses está em 4,18%, podendo chegar a 7% na inflação real na soma de todos os produtos. Veja que a poupança pode ser tão ruim que nem acompanhar a inflação acompanha. Por isso, para alguns especialistas a poupança deixa de ser investimento e passa ser apenas um mero produto dos bancos.

Tesouro Selic: É um dos títulos público do Tesouro Nacional, através do programa Tesouro Direto. Este tipo de investimento é como se fosse um empréstimo seu ao governo; você compra títulos do Tesouro e em contrapartida recebe juros por isso no ato do resgate.

Este investimento é o mais conhecido para quem está iniciando no mundo dos investimentos, isto porque ele é o mais simples de ser entendido. Este título é atrelado a taxa de juros (a Taxa Selic que hoje está em 13,75%, o dobro da poupança) quanto a sua rentabilidade, portanto fácil de você descobrir qual a rentabilidade mensal.

Além disso, este tipo de investimento pode se dizer que é o mais seguro de todos os investimentos em renda fixa (menor risco), pois além de ser garantido pelo FGC nas mais diversas plataformas de corretagem, você está emprestando dinheiro ao governo. Normalmente com liquidez diária, rentabilidade e resgate imediato.

Ah! Vale a reflexão: se a inflação sobe, o Governo tem que subir a Taxa Selic para conter a inflação, com isso seu título também terá maior rentabilidade.

Leia também: Quanto investir para ter R$1.000,00/mês de renda passiva

CDB: É um título do banco; o risco é um pouco maior do que os títulos do Tesouro Direto, porém, sua rentabilidade normalmente é um pouco maior do que a da Taxa Selic.

A liquidez nem sempre é diária, ou seja, nem sempre você poderá sacar a qualquer momento que deseja. (Imagina você precisando um dinheiro porque aconteceu alguma adversidade no seu dia a dia; um telhado que caiu, uma viagem inesperada. Se ele não tiver liquidez diária você não conseguirá resgatar na hora, terá que esperar o título vencer na data aprazada do título (pesquise sobre a liquidez antes de realizar o investimento).

Por essas e outras razões a poupança deixou de ser interessante, então, está na hora de você repensar as possibilidades dos seus investimentos.

Ficou com dúvidas? Me siga nas redes sociais.

Meu nome é Marlon Roza, sou seu Amigo de Negócios

Para mais dicas me siga no:
Instagram (@amigodenegocios)
YouTube (youtube.com/amigodenegocios)