Sociedade Brasileira de Asmáticos apresenta “Casa do Alérgico”

Mudanças de tempo, quedas na temperatura, contato com cigarro ou produtos de limpeza podem deflagrar crises de asma em pessoas que já sofrem com o problema. Situações que são cotidianas para qualquer um, podem se tornar um pesadelo para os asmáticos, que representam 10% da população brasileira. Por esse motivo, durante os dias 15 e 16 de agosto, acontece o Asma Rio 2003. O congresso irá reunir cerca de 700 especialistas que tratam de doenças respiratórias para discutir novas estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento da asma e alergias respiratórias.

Além de discussões sobre doenças respiratórias, como diagnóstico, forma de tratamento e prevenção de crises, os especialistas poderão conhecer a “Casa do Alérgico”. O projeto, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Asmáticos, em conjunto com a Câmara Técnica de Alergia do Cremerj-RJ e com a Clínica de Alergia da Policlínica Geral do RJ, mostrará que é possível unir estética e saúde. O ambiente projetado pela arquiteta Cybele Monteiro de Barros promoverá o ideal de espaço para os que sofrem de asma e alergias. A intenção é indicar quais são os melhores materiais e de que forma o espaço deve ser aproveitado para que as crises sejam reduzidas. Pisos, paredes, móveis, iluminação, ventilação e decoração, todos os itens merecem receber um cuidado especial.

Segundo a arquiteta responsável pelo projeto, Cybele Monteiro de Barros, móveis claros e de superfície lisa, iluminação apropriada, ambiente arejado e, principalmente, pisos e paredes laváveis são essenciais para um a criação de um ambiente saudável e bonito. “A oferta e variedade de produtos é muito grande. Existem muitas maneiras de unir estética e saúde no ambiente familiar. Uma delas é procurar evitar cortinas de pano, tapetes e tentar usar poucos móveis”, aconselha Cybele.

O que é Asma

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que se caracteriza por crises, deflagradas quando o paciente asmático entra em contato com certos agentes, tais como fumaça de cigarro, poeira, animais ou pólen. O processo inflamatório nas vias aéreas determina uma diminuição do calibre destas estruturas e a conseqüente dificuldade para respirar. Adicionalmente ocorre a contração dos músculos na a parede das vias aéreas e o posterior acúmulo de secreção (muco) no seu interior.

Todos estes fatores associados contribuem para o estreitamento do calibre das vias aéreas.

Quando estes eventos ocorrem, o indivíduo então apresenta os sintomas característicos da crise de asma que são: dificuldade de respirar, chiados no peito (sibilos) e tosse improdutiva. Além desses sintomas, o paciente pode apresentar respiração curta, cansaço, sudorese, inquietação, choro, às vezes prostração ou vômitos ocasionais.

As crises de asma podem variar de intensidade. Podem ser leves, moderadas ou severas e durar apenas alguns minutos, algumas horas ou vários dias. Elas podem ocorrer a qualquer hora e em qualquer lugar.

Algumas vezes, há sinais que avisam sobre o início de uma crise (sinais prodômicos). Quanto mais cedo se aprende a reconhecer estes sinais, mais facilmente se consegue evitar que uma crise forte se instale.

Vários agentes deflagradores podem causar um processo inflamatório capaz de iniciar uma crise de asma. Entre estes agentes estão as alergias, as infecções, algumas substâncias químicas e outras substâncias encontradas em casa ou no trabalho. Se o indivíduo entra em contato com um determinado agente deflagrador e apresenta uma reação, as suas vias aéreas podem tornar-se mais sensíveis a outros agentes deflagradores.

O conhecimento da doença é uma das chaves para o sucesso terapêutico: cada paciente apresenta a “sua” asma, ou seja, a asma varia de pessoa para pessoa, podendo mesmo variar numa mesma pessoa em diferentes fases de sua vida.

Tratamento?

Uma novidade em tratamento da asma é a terapia combinada. A medicina descobriu que a união em um único medicamento, do broncodilatador de ação prolongada salmeterol e o propionato de fluticasona (Seretide) funciona como um tratamento preventivo das crises de asma. O uso da terapia combinada significou uma revolução no tratamento da doença. A união de dois medicamentos torna o remédio cerca de 25% mais barato que se comprados de forma isolada e aumenta a eficácia do produto, já que utiliza corticóides de ação específica com bronco dilatador de ação potente e prolongada.

A terapia combinada promoveu outro benefício importante para os pacientes de asma. Ao simplificar o uso, facilitou o tratamento. O índice de mortalidade causado pela asma tem aumentado a cada ano em virtude da baixa adesão ao tratamento.

Serviço:

O ASMA RIO 2003 será realizado no Hotel Sofitel, em Copacabana, nos dias 15 e 16 de agosto. Na sexta, o evento acontece de 8h às 18h e no sábado de 8h às 12h.

Voltar ao topo