Rinoplastia entra no programa de férias

Nos últimos cinco anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a rinoplastia (cirurgia para correção estética do nariz) aumentou 60% entre os jovens, sendo disparadamente a cirurgia plástica mais procurada pelo público menor de 18 anos. Na época de férias escolares, aumenta cerca de 50% a presença de adolescentes nos consultórios, todos ávidos por corrigir ?defeitos? no nariz.

Muitos não gostam do tamanho, outros ficam perturbados com o formato (ponta arredondada demais, fina, arrebitada) ou acham o nariz caído e largo. ?Na maioria dos casos se percebe a auto-estima comprometida por essas imperfeições?, diz o cirurgião plástico Marcos Grillo.

Além dos problemas estéticos, a cirurgia plástica é solução para problemas funcionais, como o desvio de septo (septoplastia). Estudo realizado na Universidade Federal do Paraná, envolvendo 534 jovens voluntários (332 meninas e 212 meninos) apontou que em 60% dos casos havia desvio do septo nasal, o que ocasionava sensação de obstrução para respirar.

A rinoplastia é o procedimento cirúrgico mais delicado e detalhado da cirurgia plástica estética. Isso porque são feitas incisões internas nas narinas, baseando-se inteiramente na experiência tátil do cirurgião. Daí a necessidade de se optar por um profissional com título de especialista. O procedimento é realizado com anestesia local e sedação, dura entre 30 minutos e uma hora, necessitando de internação clínica por um período de quatro a seis horas.

O paciente poderá voltar às atividades normais gradualmente. Cuidados, como evitar coçar o nariz, lavar o rosto suavemente e preferir o uso de lentes de contato ao uso de óculos nesse período são bem-vindos. O resultado final costuma ser observado após seis meses.

Voltar ao topo