Restrição aos fumantes é cada vez maior

A vida do fumante está cada dia mais difícil. É cada vez maior o número de leis que tenta evitar a presença do cigarro em qualquer ambiente. Nos Estados Unidos, o vício está sendo banido de parques, praças e até praias.

A cidade mais emblemática contra o fumo é Calabasas, próximo a Los Angeles. Ela é considerada livre de fumaça e quem acender um cigarro em qualquer lugar (dentro de casa ou na rua) pode ser preso.

Recentemente a Califórnia proibiu motoristas de fumarem dentro do carro quando estiverem acompanhados de crianças menores de 6 anos. A lei já pegou no Texas, Luisiana e Arkansas.

Mas o mais comum é não poder fumar em qualquer ambiente fechado. Os quartos de hotel são todos equipados com detectores de fumaça. Já nos bares e restaurantes quem desacatar a lei deverá desembolsar pelo menos 100 dólares. Muitos prédios públicos e escolas também exibem cartazes na frente proibindo as pessoas de fumarem a uma distancia mínima de 6 metros do local.

Mas será que todas estas normas forçam as pessoas a pararem de fumar? É claro que o número de fumantes vem diminuindo, mas ainda há muitos inveterados, pelo menos em Nova York. Nas ruas e ou em frente a bares e restaurantes sempre é possível encontrar um grupo que mantém o vicio.

O problema é que como a cidade ignora estes grupos, acaba não disponibilizando muitos cinzeiros nas ruas. Resultado: cigarros estão por todas as ruas e calçadas da cidade.

Voltar ao topo