Relação médicos/paciente: À beira de um ataque de nervos

Assim como os pacientes reclamam dos médicos, estes, apesar de não comentar abertamente, guardam lá suas queixas sobre a conduta de alguns pacientes. Nos consultórios, queixas e reclamações acontecem, sejam elas fundadas ou sem qualquer tipo de fundamento. Elas são formuladas por pessoas bem ou mal educadas, com boas ou más intenções.

Mesmo assim, os médicos devem estar preparados para administrar qualquer tipo de atitude ou comentário, mesmo os mais provocativos, agindo prontamente, com serenidade, evitando como isso maiores problemas. Solucionar rapidamente essas situações antes que se convertam em crise é algo que exige tato, habilidade e um certo grau de presença de espírito, além, é claro, de muita flexibilidade e jogo de cintura. Conheça, abaixo, algumas das situações que mais irritam os médicos e, se você age dessa maneira ou conhece alguém que o faça, ajude a mudar esse tipo de comportamento.

1. Comece a consulta reclamando da demora, mesmo que tenha sido atendido rapidamente.

2. Diga ao médico que ele é o terceiro que você procura pelo mesmo motivo, e que você só quer mais uma opinião, pois não confia muito nos doutores. Não esqueça da frase clássica: "Cada médico fala uma coisa!".

3. Nunca responda diretamente às perguntas. Caso ele pergunte se você teve febre, diga que teve tosse. Conte tudo detalhadamente, começando, se possível, desde quando você ainda era criança.

4. Na sua consulta, leve sempre algumas crianças com você, preferencialmente aquelas que mexem em tudo, sobem nos móveis e ficam fazendo perguntas no meio da consulta.

5. Peça para ele uma receita de medicamento controlado. Diga que não é para você, mas para uma vizinha muito amiga sua.

6. Quando o médico perguntar que remédio você está tomando, diga que não se lembra do nome, mas que é um "comprimidinho branco" e que você está pensando em parar, pois não está funcionando.

7. Quando o médico estiver se despedindo de você, na sala de espera, diga bem alto, para todos da sala de espera ouvirem: "Vamos ver se agora o senhor acerta".

8. No retorno da consulta, inicie com: "Estou pior que antes". Aproveite para incluir, no relato, novas queixas, não esquecendo de valorizá-las ainda mais.

9. Insista para que o médico tente descobrir a causa daquela cólica que você teve há seis meses, e que desapareceu misteriosamente.

10. Traga os exames solicitados por médicos de outras especialidades. Se ele for clínico geral, pergunte se ele faria o favor de analisar a mamografia da sua vizinha.

11. Descubra onde seu médico dá plantão à noite, e só passe a procurá-lo lá.

12. No final da consulta, pergunte se ele não faria o favor de dar um atestado, pois você não "teve condições de trabalhar hoje", pois ainda tem que resolver uns probleminhas.

13. Ah, não esqueça de pedir uma receita de Viagra ou algo do gênero. Diga que é pro marido daquela mesma vizinha.

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