Queimaduras matam 1 a cada 3 dias

Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo divulgado nesta sexta-feira mostra que a cada três dias, ao menos, uma pessoa morre por exposição ao fogo e fumaça na capital paulista.

Somente em 2011 foram registradas 2,2 mil internações causadas por queimaduras e, conforme dados revelados na pesquisa, 120 óbitos, segundo a secretaria. Entre os casos, predominam as queimaduras recorrentes de acidentes domésticos, informa a Secretaria.

“São descuidos no manuseio de churrasqueiras, panelas sobre o fogão e velas que causaram a maioria dos óbitos”, afirma o supervisor médico do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau) da Secretaria, Gustavo Feriani.

Nem sempre as queimaduras acontecem por contato direto com as chamas, alerta o médico do Grau, muitas vezes inalar grandes quantidades de fumaça pode queimar as vias respiratórias.

A Secretaria de Saúde do Estado recomenda manter a fiação da rede elétrica sempre em bom estado de conservação, não tentar medicar queimaduras com receitas caseiras e sim ir para um atendimento especializado e, em casos emergenciais, entrar em contato com o Corpo de Bombeiros.

AE

Voltar ao topo