Primeiro medicamento oral para esclerose múltipa obtém bons resultados

Avançam as pesquisas para o desenvolvimento do primeiro medicamento via oral, para o tratamento modificador do curso da Esclerose Múltipla. Resultados de dois estudos clínicos com a formulação oral do medicamento Cladribine ? desenvolvido pelos laboratórios Serono e Ivax ? mostraram que foram alcançados níveis adequados da medicação no sangue para a realização do tratamento. Pesquisas sobre a eficácia clínica de Cladribine oral em pacientes com Esclerose Múltipla estão planejados para o final de 2004.

Estudos prévios de fase II e III com Cladribine injetável demonstraram efeitos positivos do medicamento em portadores da doença. Nestes estudos, Cladribine causou uma significativa diminuição nas lesões cerebrais, que puderam ser constatadas por meio de exames de ressonância magnética. A presença de lesões indica piora do estado do paciente e progressão da doença. Pacientes com esclerose múltipla na forma remitente-recorrente (cujos sintomas surgem periodicamente) também apresentaram melhora.

Cladribine é um análogo da purina que interrompe a proliferação de certos glóbulos brancos, incluindo os monócitos e linfócitos que estão envolvidos no processo patológico da esclerose múltipla. O produto está sendo desenvolvido pela Serono e Ivax, através de um acordo mundial assinado em outubro de 2002 pelos dois laboratórios.

A Esclerose Múltipla é

de uma doença crônica, que afeta o Sistema Nervoso Central e é a causa mais comum de incapacidade neurológica em adultos jovens. Pode afetar os movimentos, causar problemas visuais e diversos graus de incapacidade. Atinge dois milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil estima-se que existam 25 mil portadores. A doença acomete duas vezes mais mulheres do que homens.

A Serono já atua no mercado de Esclerose Múltipla. Desde 2001 comercializa Rebif (interferon beta 1a), medicação que modifica o curso da doença e que, segundo resultados do estudo Evidence (estudo baseado em rigorosos critérios do FDA), é o mais eficaz para diminuir os surtos (momentos de piora) e retardar a progressão da patologia. Rebif é injetável, sendo administrado 3 vezes por semana, por via subcutânea. Com Cladribine oral, Serono e Ivax pretendem oferecer mais conforto e facilidade ao paciente, que poderá beneficiar-se de uma medicação de uso oral.

A Serono é uma empresa líder global em biotecnologia. A companhia tem no mercado seis produtos recombinantes. Além de ser líder mundial em reprodução humana, a Serono possui forte posicionamento mercadológico em neurologia, metabolismo e crescimento. A IVAX Corporation, com operações em 30 países e produtos vendidos em 70, pesquisa, desenvolve, fabrica e comercializa medicamentos de marca e genéricos, além de produtos veterinários. A companhia possui a patente de algumas drogas, com estudos clínicos em várias fases, para terapias respiratórias, oncologia, urologia e doenças do sistema nervoso central.

Voltar ao topo