Pra investigar o corpo inteiro

A solicitação dos exames no check-up é feita mediante criteriosa e prévia triagem, de acordo com o conceito atual de medicina baseada em evidências. Dependendo do resultado desses exames e da necessidade de cada caso, o paciente será então encaminhado a outros exames mais específicos. Nos programas de prevenção das doenças, adotam-se tipos diferentes de recomendações e de exames, de acordo com a faixa etária de cada indivíduo. Conheça alguns desses exames.

DO BARULHO

Para saber como está sua audição, só uma audiometria é que pode dizer. O exame detecta se a pessoa tem dificuldade para ouvir alguns tipos de som. E, em certos casos, aponta exatamente onde acontecem os problemas.

GOELA ABAIXO

Graças a essa endoscopia podem-se encontrar inflamações, pólipos ou tumores na parede intestinal. O exame é obrigatório para quem tem mais de 50 anos, e a partir dos 30 anos para pessoas com casos de câncer na família. Casos de mudanças no ritmo intestinal, sangue nas fezes ou dores desconhecidas também merecem essa investigação.

SUPERATLETA

Para saber se o espermatozóide vai nascer sadio e bem preparado para vencer a competição cujo prêmio é fecundar um óvulo, o espermograma é o exame indicado. É ele que indica a razão pela qual muitos casais não conseguem ter filhos. Para um diagnóstico seguro, é necessário repetir os exames duas vezes ou mais.

HAJA FÔLEGO

A broncoscopia pode até assustar à primeira vista, mas é ela que percorre o  mesmo caminho que o ar faz para chegar aos pulmões. Tudo para identificar sinais de pneumonia e outras infecções nos alvéolos.

É O BICHO

O exame parasitológico de fezes ainda é rotina tanto para crianças quanto para adultos. É indicado quando há a suspeita de contaminação por parasitas. Esses bichos podem causar diarréia e problemas como a falta de apetite.

SAI HPV

As mulheres, principalmente aquelas de vida sexual ativa, devem passar por uma colposcopia todos os anos. É esse exame que pode detectar com segurança a existência de células infectadas pelo HPV ? precursoras do câncer no útero.

Voltar ao topo