O especialista: O coração que bate e o coração que ama

ms2140606.jpgO ser humano possui um coração batendo aproximadamente 100.800 vezes por dia. É o coração físico. Ele bate mais forte quando nos apaixonamos porque a paixão gera uma descarga de adrenalina, que faz aumentar o batimento cardíaco. Porém, figurativamente, o coração que ama, que sente, sofre, sorri, se emociona e traz as marcas do tempo é o nosso coração psíquico. E esse coração não está no peito, mas na cabeça. Um estudo recente, da Universidade de Rutgers (EUA), revela que, quando amamos, áreas do cérebro ?acendem” com o aumento do fluxo sangüíneo. A pesquisa mostra que, nessa fase, a dopamina (substância responsável pelas sensações de prazer e motivação) nos embriaga e gera o êxtase.

A saúde do coração físico e a do coração psíquico estão diretamente relacionadas. Para viver e amar com intensidade, é preciso manter a harmonia entre eles. Para isso, vão alguns conselhos:

* O que mata o coração psíquico é o ódio e o rancor ? e a única cura é o perdão.

* Exercícios físicos fazem bem para ambos os corações, pois, além de preservar a massa muscular, queimar gorduras, diminuir o mau colesterol e oxigenar os tecidos, fazem com que o cérebro libere endorfina ? substância que, entre outros benefícios, dá sensação de prazer e bem-estar, melhora o humor, aumenta a resistência física, alivia dores, melhora o sistema imunológico, aumenta a memória e ainda possui efeito antienvelhecimento.

* Inúmeras doenças silenciosas podem surgir e, caso não sejam diagnosticadas e tratadas, são capazes de prejudicar sua atividade física e sua saúde ? o que é pior. Por isso, mesmo sem sintomas, devemos fazer uma consulta médica semestral, para agir de forma preventiva.

* O descanso é muito importante para a saúde. Deve-se reservar um dia de folga por semana, uma hora de lazer por dia, uma semana de férias a cada quatro meses e de quinze a trinta dias de descanso ininterruptos por ano, para deixar as preocupações de lado.

* O sono também é um grande aliado. Devemos dormir de seis a oito horas por dia. O período do sono reorganiza nossa mente e nos recarrega de energia.

* Um dos fatores mais estressantes na vida do ser humano é gastar mais dinheiro do que se ganha. Portanto, controle seus gastos.

* Busque a harmonia dentro de casa. Faça do seu lar um lugar para onde se queira ir todos os dias após um período intenso de trabalho.

* Alimente-se adequadamente. Não coma carne abusadamente. O intestino humano é longo (possui de 6 a 8 metros de comprimento). As carnes levam até 48 horas para serem digeridas pelo organismo e isso causa uma série de desconfortos. Nos animais é diferente: além de possuírem intestino curto, comem a presa viva.

Existe, ainda, um terceiro coração, que também precisa ser considerado. É aquele que sente eternas saudades de Deus: o coração espiritual. Então, considera-se que se o indivíduo possui corpo e mente saudáveis e a consciência em paz, a vida, a saúde e a essência penetram em sua existência.

Ismael Lago, clínico geral e autor dos livros Emagrecer: uma postura de vida e Você, o Amor e Eu.

Voltar ao topo