O especialista: Atividade física, por onde começar

ms4021105.jpgTemperatura em elevação, verão chegando. Todas aquelas roupas pesadas do inverno ficam para trás. Corpo em evidência! Parques cheios, praias também. E aí vem a pergunta: como entrar em forma até o verão? Pode ser que três meses não seja o tempo suficiente para que uma pessoa sedentária possa ficar em forma. É claro que não se deve esperar resultados milagrosos, mas, com certeza, a diferença para melhor será visível. Saúde não se adquire em três meses, muito menos emagrecer exageradamente em tão pouco tempo. Mas, pode-se tirar proveito dessa situação e praticar alguma atividade física com regularidade.

Todo começo é sofrível, toda mudança é dolorosa. Portanto, é preciso respeitar os limites do corpo. O estímulo físico não pode ser fraco demais, senão não vai causar nenhum impacto no corpo, mas também não pode ser muito forte que a pessoa acabe se lesionando. O estímulo deve ser de moderado a forte, de acordo com o limite de cada um. Para os sedentários, caminhar já é um bom começo, que pode se transformar em algo prazeroso. Nada como caminhadas no parque ou com alguém que já se exercita. Antes, porém, existe a necessidade de consultar um médico, para saber como está a sua saúde. Isso é imprescindível!

A recomendação é de atividades de longa duração, mas de baixa a moderada intensidade, como caminhar, nadar ou andar de bicicleta. Para quem está iniciando uma atividade física, o período deve se estender por cerca de 20 minutos. Com o passar dos dias, o exercício pode chegar a até uma hora e meia, porém, sempre em horários mais frescos e procurando manter o corpo bastante hidratado. Toda atividade física quando executada rotineiramente tem um efeito bastante positivo na queima de calorias e, conseqüentemente, na perda de peso, o que acaba ajudando na questão estética também.

Algumas orientações básicas devem ser seguidas. Uma regra básica é nunca se esquecer dos alongamentos, antes e depois do exercício. Eles são indispensáveis, pois melhoram a postura, aliviam as dores musculares, evitam lesões, previnem a falta de elasticidade proveniente do sedentarismo e preparam o corpo para o exercício ou esporte que será realizado. Também devemos lembrar do calçado. Um bom par de tênis é essencial. Além disso, roupas leves, sempre!

Sinais de cansaço, dores, câibras e falta de ar devem ser respeitados. O ideal é que a cada treino ou caminhada o tempo e a intensidade evoluam gradativamente, assim os benefícios logo serão sentidos e isso será apenas o começo. Quanto mais disposição durante os afazeres diários, maior será o impulso para a prática da atividade física escolhida.

Claudiney César Rauth, personal trainer da Clínica Marchesini.

Voltar ao topo