Médicos lançam campanha para difundir o auto-exame da tireóide

A alta incidência de nódulos na tireóide, que atinge cerca de 60% da população adulta, motivou a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) a lançar uma campanha publicitária para divulgar o auto-exame da tireóide. Segundo orientações do endocrinologista, Dr. Rogério Vivaldi, o auto-exame pode ser feito em casa apenas com um espelho e um copo de água.

Para ter acesso ao passo a passo do auto-exame é só acessar o site www.cancerdetireoide.com.br.  Embora a média de incidência de nódulos seja alta apenas cerca de 5% deles é maligno. Vivaldi alerta que nem todo nódulo precisa ser biopsiado e que apenas um especialista saberá precisar se há necessidade de uma intervenção cirúrgica.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, em parceria com o laboratório Genzyme do Brasil, lançará campanha publicitária neste mês com foco educativo para sugerir que a mulher faça o auto-exame para detecção de nódulos e esclarecer dúvidas sobre o câncer de tireóide.

Com o tema “Não é preciso morrer de medo”, as peças alertam as mulheres para o alto índice de cura quando o diagnóstico do câncer é precoce. Criada pela agência UAI Publicidade, os anúncios serão veiculados nas principais revistas femininas do país a partir deste mês e permanecerão na mídia até o final de novembro.

Os anúncios serão veiculadas com o número tool free (0800 77 123 73) para informações sobre terapias para a tireóide.

Aprenda a fazer o auto-exame
Ele pode salvar sua vida

Material necessário: copo com água e um espelho (se possível, com cabo).

Procedimentos:

Segure o espelho e procure no seu pescoço a região logo abaixo do “pomo-de-adão” (mais conhecido como gogó). Sua tireóide está localizada aí.

Incline a cabeça para trás para que o pescoço fique mais exposto e focalize essa região no espelho.

Beba um gole de água.

Com o ato de engolir, a tireóide sobe e desce. Observe se existe algum aumento ou saliência na tireóide. Atenção: não confunda a tireóide com o “gogó”. Lembre-se que a glândula está logo abaixo. Repita este teste várias vezes até ter certeza

Ao notar qualquer alteração, consulte o seu endocrinologista.

E nunca esqueça :

O auto-exame não substitui os exames periódicos que você deve fazer com o seu endocrinologista.

FONTE

: Site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Voltar ao topo