Lesão no punho pode ser evitada com exercícios

No sobe e desce dos pesos nas mãos, o punho pode acabar sendo vítima de uma lesão indesejada. Esta costuma ser a reação da região – que tem uma estrutura flexível, porém, bastante frágil – , principalmente quando fica vulnerável a movimentos repetitivos de grande impacto e de sobrecarga.

Para manter-se longe do incômodo e evitar dias de molho, nada de afobação durante o treino. “Muitos alunos, geralmente iniciantes, exageram no peso e na frequência dos exercícios. Isso faz com que o punho fique sobrecarregado e ocorram lesões”, explica o ortopedista e personal trainer Edson Ramalho.

Impacto + repetição
A conta é simples e o resultado doloroso. Com o impacto dos exercícios, os ossos do punho, que são extremamente maleável, se deslocam bruscamente e infeccionam, pressionando os músculos e causando dores na região.

Quando isso acontece, é preciso detectar o grau da lesão e procurar tratamento adequado. “Imagine deslocar dezenas de vezes uma mesma articulação fazendo força? Ela vai desgastar e ficar ainda mais frágil”, explica Edson.

As lesões podem ser de duas origens: traumáticas, decorrentes de queda ou pancada, ou por repetição.

“Estas são menos graves e alguns ajustes de postura e medicamentos podem resolver, já as lesões traumáticas, é preciso imobilizar o local e, dependendo do caso, é necessário passar por cirurgia”, explica Eduardo Carrera, ortopedista da Unifesp e do Hospital Albert Einstein.

Voltar ao topo