Informação e detecção precoce previnem alastramento de tuberculose

No Dia Nacional de Sensibilização de Combate à Tuberculose, 17 de novembro, a Secretaria de Saúde informa que está buscando a interrupção da transmissão da doença e a conseqüente diminuição dos riscos de uma pessoa adoecer. Para isso, os técnicos de saúde identificam os doentes de tuberculose, principalmente os que apresentam a forma pulmonar bacilífera, que devem tomar a medicação durante seis meses, para se curar completamente. O tratamento é gratuito.

?Tuberculose é a quarta causa de mortalidade por doenças infecciosas?, alerta o secretário da Saúde, Cláudio Xavier. Ele ressalta que é importante a detecção precoce dos sintomas respiratórios, em que a pessoa está tossindo a mais de três semanas.

A forma mais freqüente de tuberculose é a pulmonar, mas somente quem possui a forma bacilífera transmite a doença. Se a pessoa que estiver doente não fizer o tratamento pode infectar de 10 a 15 pessoas em um ano. ?Existem inúmeros fatores que contribuem para a manutenção e o agravamento desse problema, desde a ocorrência da aids até as condições sócio-econômicas da população ou o aumento da resistência medicamentosa. Quem tem a doença deve tomar a medicação e fazer o tratamento até o final?, ressalta a coordenadora estadual do Programa de Controle da Tuberculose, Elisabeth Thadeo Sens.

Informação

A Secretaria de Saúde distribuiu material educativo como cartazes e panfletos para as regionais de Saúde com orientações sobre a doença. As regionais, junto com os municípios, devem realizar eventos para fazer divulgação e prestar mais esclarecimentos sobre a doença.

O Programa Nacional de Controle da Tuberculose, do Ministério da Saúde, elegeu no Paraná 10 municípios prioritários que merecem cuidados especiais. Estão na lista Curitiba, Colombo, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pinhais, Ponta Grossa e São José dos Pinhais. Esses municípios representam 48,9% do número de casos notificados no Estado, em 2005, de todas as formas.

Em 2006, nos 10 primeiros meses, foram registrados 1.895 casos novos de todas as formas de tuberculose. Esse número é muito menor se comparado com os 2.766 casos novos durante o ano todo confirmados em 2005.

Prevenção

Os principais sintomas para identificar uma pessoa com tuberculose são: tosse por mais de três semanas, febre vespertina (final da tarde), emagrecimento, tosse com sangue, falta de apetite e sudorese (suor).

Para se prevenir da doença, a pessoa deve estar em dia com a vacina BCG. Essa vacina é dada em todos os postos de saúde às crianças menores de quatro anos. Outra forma de cuidado é encaminhar as pessoas que convivem com o doente, que são chamados de contatos, para o posto de saúde mais próximo de sua residência.

Voltar ao topo