III semana nacional de incentivo à saúde mamária

A SBMSociedade Brasileira de Mastologia, começa a trabalhar na divulgação da campanha CÂNCER DE MAMA, FIQUE DE OLHO, da III Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária, que será realizada entre 05 e 11 de agosto de 2002, em todo o Brasil. A atriz Cássia Kiss é quem protagoniza a campanha deste ano, cedendo sua imagem para a divulgação do trabalho que envolve outdoors, spot de rádio, anúncios, banners, cartazes e folhetos.

“Esta campanha educativa de incentivo à saúde mamária é um instrumento de alerta, de conscientização da população para o problema. Busca incentivar o diagnóstico mais precoce da doença com a difusão de orientações e informações, estimulando as mulheres a fazerem o auto-exame e mobilizando toda a sociedade para um grave problema de saúde pública”, afirma o Dr. Ezio Novais Dias, Presidente da SBM – Sociedade Brasileira de Mastologia.

A coordenação nacional da campanha é feita pelos Drs. Ezio Novais e Sérgio Zerbini Borges, Diretor do Departamento de Educação Comunitária da SBM. Desinformação, falta de acesso ao atendimento médico – ou quando este é feito não é feita a mamografia – medo e até vergonha são apontados por eles como fatores que levam a estatísticas tão assustadoras.

O panorama do câncer de mama é grave no mundo inteiro, e no Brasil não é diferente. A taxa de mortalidade por esse tipo de câncer no país cresceu em quase 70% no período de 1979 a 1999, passando de 5,77/100 mil mulheres para 9,75/100 mil. Some-se a isso o fato de que no Brasil o diagnóstico é quase sempre feito em fases avançadas da doença, acarretando efeitos físicos e psicológicos bem mais graves para as pacientes.

Para tentar reverter esse quadro, que acontece por inúmeros fatores – genéticos, hormonais e até comportamentais – a Sociedade Brasileira de Mastologia criou no ano 2000 a campanha CÂNCER DE MAMA, FIQUE DE OLHO, que tem por finalidade realizar uma atividade educativa junto à população, com o objetivo de divulgar o auto-exame. Nenhum dinheiro é arrecadado com esse trabalho, busca-se apenas atentar para o problema.

Por ser um procedimento simples, indolor e caseiro, o auto-exame tem grandes méritos tanto na detecção real e precoce da doença, como em levar a mulher a se observar e consultar um médico especializado ao perceber qualquer alteração nos seios. Graças a campanhas de conscientização como esta, nos últimos anos pôde-se verificar uma sensível melhora nos índices da doença.

“Não existe melhor forma de se tratar o câncer de mama do que a detecção precoce. Para isso o auto-exame é fundamental. E as mulheres com mais de 40 anos de idade devem fazer a mamografia anualmente. A possibilidade de cura de tumores com até 1 cm é de diâmetro é gigantesca, mas para isso ele precisa ser diagnosticado o quanto antes”, afirma o Dr. Sérgio Zerbini.

Nas mulheres que têm direito a convênio saúde ? e esse número representa cerca de 30% da população brasileira ? não se pode alegar falta de acesso. E justamente estas mulheres são as que sofrem maior risco devido a inúmeros fatores: são urbanas, com baixa paridade, têm em geral o primeiro parto tardio e sofrem de obesidade e sedentarismo, entre outros agravantes.

A Sociedade Brasileira de Mastologia conta com o apoio de todas as suas Regionais (uma em cada Estado brasileiro) e de 20 Delegacias no interior do Estado de São Paulo.

site:

www.sbmastologia.com.br

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