Ginástica de congestionamento

Para enfrentar o trânsito caótico da cidade, seja de carro ou ônibus, é preciso tomar alguns cuidados básicos, já que talvez haja a necessidade de ficar horas na mesma posição. Durante o trajeto, é comum aparecerem dores nas costas, no pescoço e nas pernas.

O especialista em lesões ocasionadas pela má postura, como as LERs (bursite, tendinite, entre outras) e criador da “ginástica do gato”, Osny Orselli, garante que pequenas espreguiçadas, como esticar a perna e movimentar a cabeça de forma circular, podem aliviar as dores adquiridas durante o percurso.

Para quem enfrenta o trânsito pesado, o especialista sugere que o motorista beba muita água durante o percurso.

“Parar dez minutos não irá alterar o tempo gasto no trajeto e ainda irá amenizar as dores no corpo no fim da viagem. Melhor perder 10 minutos, do que prejudicar a saúde”, reforça.

Para quem vai de ônibus, a solução é se esticar. Conforme Orselli, tem que se mexer como um gato: espreguiçar, bocejar e alongar as costas e as pernas.

Tal medida deve ser tomada em intervalos de tempo regulares, pois a falta de circulação no sangue pode levar o passageiro até mesmo a desenvolver complicações mais graves. Por isso, o conselho do especialista é aproveitar o tempo gasto nos congestionamentos não ficando parado. A saúde agradece!