Face: Rejuvenescer é a principal questão

A face é a parte mais exposta do corpo e se ela não estiver em harmonia, com certeza levará a pessoa a ter problemas com sua auto-estima. Quem nunca se pegou em frente ao espelho examinando o rosto ou o corpo, esticando daqui, puxando dali, para ver como ficaria? Muitas pessoas vivem pensando em fazer uma plástica para corrigir ou modificar aquela parte do corpo que não agrada muito, eliminar aquela ruguinha ou marca de expressão.

Para o especialista em cirurgia plástica José Carlos Miranda, cada caso deve ser analisado individualmente, durante a primeira consulta. Algumas pacientes procuram, com essas cirurgias, ficar ?mais bonitas?. Conforme o médico, esse não é o objetivo fundamental da cirurgia, ?mas apenas um efeito a mais naquilo que se busca?. Ele esclarece que o médico deve esclarecer todos esses detalhes com a paciente, sem criar falsas expectativas.

Os especialistas avisam que não é possível transformar uma face de 40 anos em outra de 20. Apesar disso parecer óbvio, é importante que o médico desmistifique certas informações errôneas que são transmitidas às pessoas leigas, afinal o ?relógio do tempo? não pode ser retardado conforme a nossa vontade. ?Se pensar assim, nenhum cirurgião e seu paciente conseguirão resultados satisfatórios?, frisa.

Melhorar a expressão

Entre os procedimentos cirúrgicos recomendados para rejuvenescimento facial (ver quadro nesta página), o médico destaca que a rinoplastia e a bioplastia são as mais procuradas. Conforme o cirurgião plástico Dayson dos Santos, a bioplastia é uma técnica de preenchimento com função não só estética, mas também reparadora. Ela é indicada para pequenas correções faciais nos lábios, nariz, queixo e maçãs do rosto; preenchimento de rugas mais profundas e vincos, como o chamado ?bigode chinês?; cicatrizes com depressão; aumento de nádegas, panturrilha, entre outras. O procedimento não necessita de cortes, já que é feito por meio da injeção de uma substância que realça a pele e proporciona conformidade estética. ?Em geral, o paciente recebe apenas anestesia local e em casos como correção do nariz, ele pode acompanhar todo o procedimento por um espelho?, atesta.

Para o especialista, esse tipo de tratamento chama a atenção daqueles que têm certa restrição às cirurgias, pois não altera a rotina do paciente. Conforme o médico, muitas vezes, quando a pessoa não quer que a diferença fique muito aparente, os procedimentos são realizados em várias sessões.  Santos comenta que os resultados da bioplastia são animadores, mas é preciso saber que não é qualquer defeito que ela pode corrigir. ?Alguns casos realmente não escapam de uma cirurgia?, ressalta.

Nariz empinado

José Carlos Miranda indica a rinoplastia para correção de alguma deformidade ou remodelagem do nariz, a fim de se obter um resultado estético e natural. Pessoas com nariz grande ou pequeno em relação à face, narinas muito alargadas ou para refinamento da ponta nasal, são candidatas à rinoplastia. ?É importante salientar que outros fatores influenciam para tal desarmonia facial?, esclarece Miranda, enfatizando que a má qualidade de vida, o uso de tabaco, estresse, sono inadequado, sol em excesso ou outro tipo de sofrimento podem aumentar esses problemas.

O especialista só indica cirurgias às pessoas que têm esses problemas resolvidos, afinal, no seu entender, a cirurgia não pode servir de válvula de escape para solucionar outros distúrbios. Miranda explica que o exame da face e do nariz permite determinar a melhor técnica cirúrgica, uma vez que a cirurgia depende da inter-relação entre eles. ?Vários fatores influenciam para obtenção de melhores resultados, como estrutura óssea e cartilaginosa do nariz; formato da face; qualidade da pele; traços de caráter e personalidade; idade e grupo étnico, entre outros?, completa o especialista.

Raramente uma cirurgia de rinoplastia determina sérias complicações. Mas, diversas fases evolutivas são características desse tipo de cirurgia: o surgimento de edemas, manchas e dificuldade de adaptação respiratória são comuns a todos pacientes; evidentemente, alguns apresentam estes fenômenos com menor intensidade que outros. Conforme Miranda, isso é passageiro e geralmente reflete o desejo de se atingir o resultado final o quanto antes. ?Nenhum resultado de cirurgia estética do nariz deverá ser avaliado antes do sexto mês pós-operatório?, complementa.

REJUVENESCIMENTO FACIAL

* Blefaroplastia – cirurgia de pálpebras.

* Mentoplastia – cirurgia de queixo.

* Otoplastia – cirurgia de orelha.

* Peeling – esfoliação da pele.

* Rinoplastia – cirurgia de nariz.

* Ritidoplastia ? cirurgia de rejuvenescimento facial.

Voltar ao topo