Dort é a principal inimiga dos atendentes de telemaketing

Estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), revelou que atendentes de telemarketing são os profissionais que mais têm chances de desenvolver distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort), por conta de problemas no local de trabalho.

Além da pressão diária a que são submetidos, o engenheiro de segurança no trabalho Osny Orselli acredita que a falta de apoio para os pés, desajustes na altura do teclado, do monitor e da cadeira, são alguns dos problemas que levam esses profissionais à doença.

O desconforto e o aparecimento de doenças físicas e mentais são os principais fatores da alta rotatividade de funcionários no segmento, que leva milhões de profissionais a migrarem para outros setores do mercado.

Na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o profissional do setor de telemarketing não possui uma legislação específica que o proteja, levando-o muitas vezes a exercer muitas funções, sem pausas e dias de descanso suficientes.

Por seu lado, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está intensificando a fiscalização dessa atividade tendo publicado uma legislação específica que obriga as empresas a adequar o mobiliário, dentre outros itens.

A fim de prevenir a aquisição dos distúrbios, foram desenvolvidos exercícios para aliviar dores e tensões no ambiente de trabalho, entre elas, a “ginástica do gato”, na qual se espreguiçar, bocejar, se alongar, beber muita água e fazer pausas de hora em hora são algumas das dicas de prevenção.

Voltar ao topo